Páginas

domingo, 19 de julho de 2015

0

PROFESSOR-PESQUISADOR: DEMANDAS E EXIGÊNCIAS NA REALIDADE ATUAL

professor_pesquisaDiscutir o papel do professor bem como as demandas e exigências na realidade em que o mesmo se insere, tem sido o desafio de muitos processos formativos, orientados por professores pesquisadores. A grande questão que está é a pergunta: Como caracterizar o professor pesquisador, bem como suas demandas e exigências? A partir dessa pergunta, segue a reflexão proposta.

Eça de Queiróz dizia que “para ensinar, há uma fomalidadezinha a cumprir – o saber”. Essa afirmação serve de início à nossa reflexão. Não posso pensar o ensino desconexo da pesquisa. O saber não é/está isolado na dimensão do ensino. Existem formalidades, processos, metodologias…

Uma vez que, por excelência, o trabalho docente se dá na dimensão do ensino e pesquisa, é preciso entender que tipo de saber estamos falando? Qual é o saber que constitui o professor? O que entra em composição quando se fala em saber docente? Como se desenvolve esse saber?

Respondendo as questões elaboradas acima, percorre-se o caminho do saber do professor a partir do ensino e da introdução às primeiras letras, a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem, a manutenção da disciplina em sala de aula, a administração escolar no âmbito da gestão e, principalmente, o planejamento escolar. Para o desenvolvimento de tais atividades, é necessário o conhecimento do contexto em que as mesmas se inserem. É nesse espaço contextual, temporal, da escola que surge a necessidade da pesquisa. É nesse lócus que o professor é pesquisador. É na investigação do saber que o compõe que o mesmo se torna professor-pesquisador.

Precisamos então, buscar a definição de professor e pesquisador:

Professor: aquele profissional que ministra, relaciona ou instrumentaliza os alunos para as aulas ou cursos em todos os níveis educacionais.

Pesquisador: aquele que exerce a atividade de buscar reunir informações sobre um determinado problema ou assunto e analisá-las, utilizando para isso o método científico com o objetivo de aumentar o conhecimento de determinado assunto

Assim, Professor-pesquisador é aquele professor que parte de questões relativas à sua prática com o objetivo de aprimorá-las” (GARCIA, Vera C. G. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é Matemática? Porque Ensinar? Como se ensina e como se aprende? Apostila, 2007.)

Portanto, partindo de que o professor-pesquisador assume a pesquisa como prática docente, ele também é aquele que reflete sobre a sua prática. É o professor-reflexivo. Por mais que exista na literatura textos tentando apontar diferenças entre eles, os mesmos fazem parte da preocupação da busca de um professor indagador, aquele que vê o problema na própria realidade e a toma como objeto de investigação, tematização e ação.

Sendo assim, a metodologia de pesquisa do professor-pesquisador, não pode ser outra que não a pesquisa-ação. O professor-pesquisador mobiliza-se diante da realidade em que está inserido, buscando intervir, transformando. É no processo de transformação que ele dispõe da pesquisa-ação para elaborar um plano de ação, intervenção.

Concluindo, o que caracteriza o professor-pesquisador como tal, é a possibilidade da mobilização a partir da investigação de sua realidade.

(Sugiro investigar: Lawrence Stenhouse, John Elliott, Donald Schön, Pedro Demo, Corinta Giraldi, Marli André – Teóricos do Professor-pesquisador e Pesquisa-ação) ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário