Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

0

O CHEIRO DA GENTE, SABOR DO SABER, SONHOS…O TRISTE FIM DAS ESCOLAS DO CAMPO!

 

bossoroca_carna (11)Faltam políticas...Opa! Desculpe-me o erro! Faltam POLÍTICOS preocupados com a Educação da população do campo. Só no Brasil, mais de 37 mil escolas do campo foram fechadas nos últimos 15 anos. Em torno de oito escolas por dia. Só em 2014, mais de 4.084 escolas do campo encerraram suas atividades. Esse é o desejo de uma política neoliberal para o campo. Política esta que quer um campo sem gente, sem famílias, sem escolas…o campo latifundiário…o campo de poucos para poucos!

Sou fruto da escola do campo. Estudei em uma escola do campo. Hoje não existe mais. A professora ainda reside na comunidade da escola. Mas a escola está em ruínas, assim como está em precárias condições os investimentos na educação do campo.

A escola que estudei era de qualidade. Me ensinou a ser gente! Tem escola que mede sua qualidade pela aprovação em vestibular, entre outros. A minha escola formava gente! A professora gostava de cheiro de gente! Era para gente como eu que a escola existia: gente que tem sonhos! Era uma escola de gente que tem sonhos!

Não havia luz elétrica instalada na escola, mas a escola era da luz, da luz do saber. O saber aprendido na escola ilumina nossa vida. Iluminava a vida de gente que tinha sonhos iluminados.

Não havia água encanada na escola. Mas éramos banhados de liberdade! Cada respingo de saber, era a garantia que seríamos cada vez mais livres. Liberdade de gente que tinha sonhos iluminados pela vontade de ser livre.

Entre muitas saudades, saudade da merenda! Que sabor maravilhoso! A merendeira, era a própria professora, que afinal, era diretora, coordenadora, merendeira, faxineira e, professora. O sabor do prato era o sabor do saber da palavra! Sabor de gente livre, de sonhos iluminados!

Lembro até hoje do cheiro que tinha na escola quando chegávamos! Era o cheiro de mato, de grama, das plantas…logo, sentia-se o cheiro de gente! É, essa escola tinha cheiro de gente, sabor do saber, sonhos iluminados!

Hoje, ela existe em ruínas! Não tem mais cheiro de gente, sabor de saber, nem sonhos iluminados!

Ela é, entre tantas escolas do campo, mais uma que fez história, ficou no passado, na saudade de minha lembrança…ela ficou…eu fui, continuo…

Lá está ela…entre muitas por esse Brasil afora! Do mesmo jeito…esquecida!

Mais alguns dados sobre a escola do campo…Aqui! ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário