Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

0

RECUPERAÇÃO ESCOLAR: SIM OU NÃO?


Já experimentou deixar para última hora seus compromissos? Já experimentou chegar atrasado na rodoviária para pegar ônibus? Já deixou suas contas para pagar após a data de vencimento? Já atrasou-se em festa de aniversário? Pois bem, todas essas situações não tem recuperação! Todas elas causam estranhamento e confusão.
Chegando ao final do ano letivo, temos milhares de alunos que vão após o termino das aulas prestar a chamada recuperação. Afinal, quem nunca ouviu a famosa pergunta no fim de ano: “Você pegou recuperação?”. Qual é o seu posicionamento perante esta questão? Vou fazer aqui algumas considerações importantes.
Começamos pela questão aprendizagem. Não consigo compreender que um aluno consiga aprender em uma semana o que não conseguiu durante um ano. Nesse sentido, a recuperação é apenas de nota e não de conhecimento. Uma vez que o mesmo não construiu conhecimento suficiente para passar em avaliações durante o ano, agora ele só passará se lhe for facilitado. Facilitado sim, pois ninguém consegue aprender todos conteúdos anuais em uma só semana. Se fosse assim, não teríamos mais de duzentos dias letivos, teríamos apenas algumas semanas.
Como você se sente diante de um fracasso? Só há uma resposta: como um fracassado! A reprovação coloca em risco a identidade do estudante e também a responsabilidade do professor. No momento em que se faz a recuperação, o estudante assume que durante o ano letivo ele não demonstrou interesse pelo estudo. Com a aprovação após a recuperação de final de ano, o professor reconhece o fracasso de sua didática pedagógica e de seu trabalho como um todo.
De outro lado, há aqueles que apenas desenvolvem um tipo de inteligência com mais intensidade. Na verdade, as avaliações escolares deveriam contemplar essa noção, pois quando agem de forma fragmentada desmerecem as múltiplas inteligências. Além disso, é necessário observar que nem todos temos as mesmas habilidades e competências. Mas, da forma como está estruturada a avaliação permite uma crítica sobre si mesma no período de recuperação: Durante o ano, dogmatiza os saberes e no final do ano, em nome da aprovação sem critérios se desmerece. Há que se refletir sobre os processos avaliativos.
Outro aspecto interessante que se observa é que nenhum tipo de avaliação teórica produz responsabilidade. Durante muito tempo, as provas causaram muito mais medo do que construção de saberes. Afinal, a avaliação deveria ser um processo contínuo, sem medo, que possibilitasse à todos além da aprendizagem de conceitos, também a discussão dos mesmos.
Mas enfim, estamos chegando ao final de ano, e muitos estudantes já estão, ou sabe que iram participar das avaliações de recuperação. Recuperação de conhecimentos ou notas? Quais são os critérios para o exame final? Qual é de fato, a necessária utilidade do mesmo?
Escola é espaço de se entender, construir juntos! Trocar ideias! Faça isso, você que é pai, mãe, professor, diretor, aluno, reflita sobre o verdadeiro significado do exame final.
Gostaria de lembrar aqui uma frase muito utilizada na Educação: “Se a escola boa é a que reprova, hospital bom é o que mata.” ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário