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segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

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AVALIAÇÃO OU ACERTO DE CONTAS?

Se você é daqueles que deixa tudo para a ultima hora, não somos companheiros. Me posiciono contra a ideia de que todo momento é momento de uma nova chance. Novas chances não existem. Existem muitas possibilidades. Quando falamos em avaliação nasce junto com o discurso vários problemas: Como avaliar? O que considerar em uma avaliação escolar? A avaliação é indicativo de aprendizagem? A Nota é sinônimo de aprendizagem? Como construir um processo avaliativo que considere a aprendizagem e não apenas as chamadas "sabatinas". Enquanto não resolvermos os problemas da avaliação, não damos um bom direcionamento no processo de ensino e aprendizagem.
As avaliações, quando não carregam o caráter de aprendizagem são mais uma forma de punir àquele (a) que não estudou. Não estudou, ou não decorou? Pois é...problemas...
Chegamos a mais um fim de ano escolar. Para muitos é momento de acertos de contas. Surge uma pergunta: "Recuperação de aprendizagens ou de Notas?" - Fique ligado!
Melhor estruturado é um sistema que possibilita a aprendizagem de todos. Mas, e aqueles que não tiveram notas (que muitas vezes não demonstra desempenho) superiores à média? Terão notas ou novos conhecimentos? Afinal, o conhecimento é progressivo ou cumulativo?
Enquanto alguns acertam contas, vamos fazer um esforço para tentar fazer desse momento um processo avalitivo.
((•)) Ouça este post

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