Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

1

ÉTICA NO PAIS OU NO ENEM?


Em virtude das fraudes e vazamento de conteúdo ocorrido na primeira fase da Prova do ENEM que estava marcada para dias 03 e 04 de outubro, realizaram-se as mesmas nos dias 05 e 06 de Dezembro/09. Na segunda tentativa da realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o tema da redação era sobre a “Ética no país”. Mais do que na hora de envolver os estudantes a pensarem sobre a ética na política, sociedade, cultura, também deveriam ser convidados a pensar sobre a ética no ENEM. Como se não bastasse a primeira tentativa da realização do ENEM não ter dado certo em função de terem vazadas informações sigilosas quanto aos gabaritos, por pouco a segunda tentativa não foi por água-abaixo.
Para quem estava acompanhando ansioso a divulgação dos resultados previsto para às 20:00 do domingo (06/10), surpreendeu-se com os resultados. Após divulgar o gabarito, o INEP divulgou nota inferindo que os resultados apresentados apresentavam inconsistência. Logo após, divulgou-se então, contestado por muitos professores de cursinho, um segundo gabarito considerado oficial.
Outro ponto que surpreende à todos é o valor investido: “apenas” R$ 131,9 milhões de reais.
Mais do que isso, ainda merecemos refletir sobre a ausência dos inscritos no ENEM. Cerca de 1,5 milhões de estudantes, dos 4,1 milhões não compareceram à prova. Esses dados representam uma ausência de cerca de 37,7% de abstenção. Será que as ausências não se devem pela falta de ética e em virtude da indignação com a primeira prova?
Outra questão que ainda merece respaldo é a extensão das questões. A grande maioria dos estudantes apresentaram queixa relacionada com a exaustão, devido ao cansaço pela quantidade de questões e a extensão das mesmas.
Depois de todos esses apontamentos, ficamos nos perguntando, num país onde a falta de ética é tão presente, será possível realizar um esforço do tamanho do ENEM, sendo que o mesmo vive um cenário de falta de ética? Como acreditar em educação em um país que mesmo a educação passa por uma crise de ética?
– Foi uma palhaçada! A prova foi mal feita e o gabarito saiu com respostas erradas. Desgraça! – diz revoltado o paulistano Daniel, do colégio Pentágono.
– A galera perdeu a confiança depois do que aconteceu, ninguém quis ir. E o gabarito eu não sei. Tá tudo uma confusão. E teve até briga por causa do horário de fechamento dos portões, muita gente não entrou – relata Giovana, do São Luís-SP.
– Foi mais uma confusão! Além de tudo, a prova estava estranha, confusa e muito cansativa – conta Camillie, do Unificado, de Porto Alegre.
– Achei que faltou organização, pode acontecer de errar às vezes, mas não assim, foi um problema atrás do outro – diz Pedro Lucas, do Colégio da Lagoa, de Florianópolis.
– O vazamento da prova do Enem representou a falta de ética diante dos estudantes. E com uma nova data marcada, o gabarito é mudado após a divulgação do mesmo – reflete a catarinense Beatriz, do Bom Jesus.
Assim, fica a pergunta: Ética no País ou no ENEM?
(Opiniões retiradas do site http://www.kzuka.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,2741152,Palhacada-estudantes-se-dizem-decepcionados-com-a-prova-do-Enem.html) ((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Também me senti decepcionada com alguns fatos da Prova do ENEM...
    Realmente mostrou-se a grande indiferença que há com os jovens estudantes! É brincadeira!!!

    Ainda assim, gostei do tema: ÉTICA, porque aposto que grande parte de nós colocamos algumas verdades, sem opressão... Se alguem que lerá isso se importará não sei...mas foi bom desabafar em um pedaço de papel, imaginando que alguém escutaria tudo aquilo!!!

    Só espero que mais estudantes não se afrouxaram e também escreveram poucas e boas! heuheuehue :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário