Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

1

EDUCAÇÃO - POR QUÊ? PARA QUEM?

Educação não se constrói apenas na escola. Educação é um fenômeno pelo qual acredita-se que seja construído em várias Instituições Sociais, tais como a família, escolas, partidos políticos, Igreja, etc. É a patir dessas Instituições que elaboramos nosso caráter - àquilo que nos define enquanto subjetividade (eu) e molda a forma como me relaciono com os outros. Em outras palavras, essas Instituições sociais formam nosso caráter a partir de um conjunto de idéias - Ideologias. Mas, a serviço de que ideologia se encontram atualmente as Instituições?
A resposta é simples: se observada a construção histórica de nosso país, pautada nos ideais de "ordem e progresso", nem que para isso for necessário os conflitos de classe, a educação é/ou está a serviço das idéias da Classe Dominante que, em nosso caso, determina o poder do Estado. Assim, as instituições sociais servem de "aparelhos" ideológicos do Estado e, estas tem papel crucial para àqueles que dominam imporem suas vontades de poder sobre os menos favorecidos socialmente.
Nesse sentido, deveríamos questionar sobre o papel social das Instituições: Alienação ou Liberdade? Qual é o pressuposto fundamental para a vida e a convivência social?  Você concorda com uma política neoliberal que sustenta a imposição de um governo ditatoria (como nosso - RS) que valoriza algumas classes em detrimento de outras? Qual é o real papel do Estado? Os governos não deveriam representar a soberania que emana do povo? Afinal, que democracia é essa? E mais, nesse cenário, Educação - Por quê? Para quê?

"Se você treme de indignação diante das injustiças sociais, então somos companheiros" (Ernesto Che Guevara) ((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog e as matérias que veicula. Se puder, visite o meu blog, poste o seu comentário e indique para os seus contatos. Um 2010 maravilhoso! Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário