Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

0

DO QUE É FORMADA A AMIZADE?

 

amigoPara muitos, a amizade é uma relação de doçura. Chegam até a afirmar que a amizade é tão necessária quanto o ar, o fogo, a terra e a água. Viver sem amizade seria como viver sem a luz do sol. A amizade é considerada tão importante que a palavra Filosofia tem em sua raiz etimológica “Filos” a compreensão da amizade ou amor. Filósofo é o amigo ou amante da sabedoria. Amizade é, nesse e em outros casos, um caso de amor.

Quando se fala em defeitos dos amigos, é comum ouvir termos como conivência, menosprezo, cegueira, ilusão, etc. Os piores defeitos, muitas vezes, em uma relação de complacência, são vistos como as melhores qualidades. É visto que há uma loucura que forma a amizade. Entre os sábios, a única amizade que pode surgir é aquela rude e sem graça. Enquanto, entre os loucos…

A amizade não escolhe idade, educação, severidade, liberdade. Até mesmo entre os homens como maior grau de defeito, àqueles que compartilham uma convivência indulgente, entre eles também há amizade.

Na mitologia conhecemos o cupido, aquele ser que amarra e solta todos os laços, que aproxima os amantes, ele não é, por acaso, totalmente cego? O que faz com que o velho se agarre à sua velha e a criança à sua boneca? As coisas mais ridículas da vida se acham por toda parte e carregada de graça, ou seja, de loucura. De outro lado, é essa loucura que torna a vida mais agradável e que estabelece os principais laços de amizade entre as pessoas.

E a beleza, está presente na amizade? Diante do valor da amizade, a beleza se esvai. O princípio da amizade é a decência e, esta com o passar do tempo se transforma na maior beleza.

Finalmente, se ser feliz consiste em ser essencialmente em querer ser o que se é, a amizade facilita a felicidade. Ninguém poderá ficar desgostoso quando sua amizade consiste em amor próprio, aparência, talento, família, posição na sociedade, educação, etc. Ser feliz consiste em ser amigo. ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário