Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

0

DIGO NÃO À MAIORIDADE PENAL AOS 16!

 

maioridade-penalSou educador. Não posso me posicionar a favor das prisões, do cárcere. Busco a liberdade. Educador é aquele que acredita nas pessoas. Educar é o ato de levar pessoas à transcenderem o simples, o natural, é buscar a liberdade. Somos natureza, mas não limitados a ela. A violência representa um ato natural, porém, quando social, torna-se potencializado pela inversão de valores educativos que existe em nossa sociedade.

Ser livre, é garantia de dignidade. Ser livre é responsabilidade individual construída nos espaços de coletividade. Liberdade é uma construção social.

É importante lembrar de Maquiavel: “O homem não é bom nem mau por natureza. Mas, tende a ser mau!”. Inspiração essa que nos leva a pensar sobre a possibilidade de transcendermos o natural de nossa existência. Transcender significa ir além. Transcender significa buscar em cada momento a humanidade, a civilidade. Transcender significa educar-se para a paz.

A violência é um estágio de não-paz. Um estágio estúpido da humanidade. A prática da violência é sempre a negação de algum aspecto da vida. Ao contrário, a violência pode representar um pedido pela paz! Que entendam os bons: o grito sufocante daqueles que estão em situação de violência social, oprimidos, pobres, miseráveis, dilacerados em seus direitos, só podem estar pedindo pela paz! Será, porém, a violência a melhor forma de fazê-lo? É o que lhes resta…o resto, lhes foi negado!

Portanto, combater a violência com a violência, sem proposta de aumentar o grau de humanidade que há em cada um, é como buscar o nada em lugar algum.

Violência se combate com diálogo, projetos saudáveis de potencializar o humano que há em cada um, o essencial, a garantia da liberdade. Violência se combate com educação, não repressão! Ninguém é violento, torna-se!

Digo NÃO À MAIORIDADE PENAL AOS 16! Sou educador! Acredito nas pessoas, acredito na mudança! ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário