Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

0

IDÉIAS OU METÁFORAS?

Alguém, em algum dia, em algum momento aqui no blog, me sugeriu para que refletisse sobre o real valor das idéias, e em contraposição à estas, as metáforas.

Indicando as premissas básicas da construção do humano, dizer que cada um tem idéias, é mentira. Todos pensamos! Mas pensar, não significa idéias! Ter idéias é um imperativo que vai além do significado do pensar. Idéias é sinônimo de criatividade. Ser criativo é conseguir estabelecer pontes entre idéias desconexas, pontes que ainda ninguém fez. A criatividade gera a novidade. No entanto, pensar todos pensamos, mas ser criativos, poucos somos.

Já no que se refer às metáforas. Se as ídéias que conseguem estabelecer pontes entre objetos distintos de significados se chamam de criatividade, poderíamos chamar de metáforas o real e atualizado significado dessas pontes. Metáforas não são apenas alusões àquilo que muitos não encontraram uma linguagem propria para definí-las, mas Metáforas expressam a intenção da existência e da possibilidade das pontes de idéias.

Se a provocação foi falar de idéias e de metáforas, agora, ela está respondida. Quem sabe, usamos mais as idéias e chegamos a possibilidade de criar metáforas? Ou quem sabe, por meio das metáforas construímos novas idéias?

São 02:08 da matina.

Vou produzir idéias e metáforas em meu saudoso sono!

Abraço

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário