Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

0

O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO – A TRANSFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO HISTÓRICA É INEVITÁVEL!

 

“Os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de forma diferente; trata-se, porém, de modifica-lo!” – Karl Marx.

etiquetaQuando da análise da sociologia de Karl Marx, percebe-se que a teoria do Materialismo Histórico busca dar suporte à ideia de modificar ou transformar o mundo. Essa tese vai contra o idealismo de Hegel.

Para compreender o materialismo é preciso ver que a realidade não pode ser compreendida a partir de expressões ou manifestações metafísicas, como, por exemplo, expressões de um ser infinito de realidade espiritual e, de espírito absoluto, como afirmava Hegel. Para Marx, as ideias, concepções e a consciência do homem tem origem na realidade material.

Para Hegel, a relação entre a ideia (consciência) e a realidade é que determinavam o ser. Já, ao contrário, em Marx, o ser social é que determina sua consciência.

Para Marx, é na relação do homem com o mundo em todas suas esferas – atividades materiais, relações de trabalho, relações com outros homens, meios de manifestações de comunicação e pela forma concreta que o homem produz bens e os distribui, é que se forma a consciência.

Não basta compreender o materialismo, é necessário entende-lo como dialético. Para Marx, a realidade concreta está em constante mutação e, esta evolui por meio das contradições. Acredita Marx que, são as contradições do capitalismo que o levariam às transformações de um novo sistema. Entende-se assim por dialética a lei do desenvolvimento da realidade histórica.

O Materialismo histórico assume que a sociedade e os acontecimentos históricos devem ser explicados a partir das condições materiais de produção e distribuição das riquezas produzidas pela própria sociedade. Na busca pela compreensão da sociedade, é necessário investigar os acontecimentos históricos de terminados tempos. Não obstante, também a análise deve ser percebida nas formas de produção, técnicas de trabalho e nas relações que se estabelecem entre os homens.

Já o Materialismo Dialético, desenvolvido por Marx e Engels, assume que o movimento de afirmação, negação e síntese, estão presentes em toda realidade material, ou seja, na natureza, na sociedade humana, onde estabelecem os elementos históricos da mudança.

Diante do movimento do Materialismo Histórico-dialético, fica evidente o movimento da luta de classes em Marx. Para ele, a principal característica da evolução da sociedade é a luta de classes sociais. No cenário moderno, esta luta é estabelecida entre a burguesia e o operário.

Para a continuidade desta reflexão, sugiro a leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade -> Eu, etiqueta – clique aqui. ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário