Páginas

sábado, 20 de junho de 2015

0

DIMIDIUM FACTI QUI COEPIT HABET: SAPERE AUDE!

 

cropped-hegel-aulaSe o título desta publicação te deixou curioso (a), busque saber! Sim! A proposta aqui se refere à isso mesmo: busque saber! Ouse Saber! A tradução do título desta postagem diz: “Aquele que começou está na metade da obra: ouse saber!". Immanuel Kant, filósofo, utilizou a expressão “sapere aude” convidando o leitor para que, através da filosofia crítica e do esclarecimento usar seu próprio entendimento para saber! É ousado! É desafiador! Portanto, convida-te à sair da zona de conforto. Ouse saber!

O projeto Sapere Aude, é desafiador no sentindo de apresentar a construção do conhecimento a partir de uma compreensão subjetiva, não mais e somente a partir do Racionalismo, nem, tão somente, a partir do empirismo. É o Criticismo Kantiano que está em discussão.

Elaborar críticas à dimensão metafísica, sem se deixar cair na experiência por ela mesma, ou na abordagem do inatismo, é o desafio de Kant.

Hoje, precisamos compreender que o Projeto Sapere Aude é uma proposta interessante. Afirmo isso, uma vez que a alienação emerge os homens no singelo significado do “fazer mais do mesmo”, que só pode convergir em uma alienação do homem ao seu mundo.

Assim, sapere aude propõe a emancipação antropológica em relação à teologia, bem como à metafísica. Ousar é mais que conhecer, é desafiar. É o saber interno mobilizando a crítica ao pressuposto da elaboração argumentativa discursiva, vazia, sem significado ou sentido.

Ousar saber é construir o espaço do homem concreto, em um mundo concreto, de problemas concretos. É emancipar o homem em direção à protagonizar sua história, sua vida.

Portanto, alguém precisa começar. Quem começou, já realizou boa parte da obra. É assim: o começo é sempre a metade do caminho. O limite está no desafio de começar. É no começar que muitas pessoas, sejam elas das mais diferentes profissões e saberes desistem. Por isso, o Projeto Sapere Aude é audacioso, provocativo! Precisamos começar…ouse começar!

Se o saber é o começo, é importante saber para ousar! Sugere-se, portanto, que o começou seja ousado e sábio.

Quantas obras, resultado de saberes estão estáticas. Faltou ousadia! Faltou coragem! Faltou desafio.

Se assim, faltar ousadia, tenha a coragem de usar o seu próprio entendimento, sua própria concepção! Ouse! Ouse saber! ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário