Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

0

ÉTICA DA VADIAGEM: DO OLHAR DE LINCE À VISÃO DE TOUPEIRA!

toupeira1Vadiagem: ato ou efeito de vadiar. Vida de vadio, ociosidade, vagabundagem. O termo “vadios”, recentemente empregado por um determinado indivíduo, que se diz representar democraticamente e não pejorativamente àqueles que o elegeram, produz reflexões apuradas sobre nossa compreensão de ética em tempos bicudos. A ética é sempre a possibilidade de julgamento. Julgar como “vadios” àqueles que trabalham, pagam corretamente seus tributos, ocupam cargos e desenvolvem trabalhos essenciais para o bom andamento da sociedade, é um julgamento precipitado.

O importante em um julgamento ético, é sempre o lugar de onde se fala, afirma. O lugar do olhar possibilita a visão. Nesse caso, o que assusta é que o lugar do olhar é confiado à pessoas que se diferem das outras por poderem “enxergar mais longe”. De fato, o que aconteceu não refletiu essa premissa. O olhar até pode ter sido de lince, mas a visão, de toupeira!

“Olhos de lince” é uma expressão usada para descrever as características de uma pessoa que tem visão acima da média, é um elogio à capacidade de perceber o que os outros não perceberam. A expressão é tão forte, que apareceu na mitologia grega através de semideus Linceu. Linceu tinha uma visão tão aguçada que podia ver além das paredes e das pedras. Segundo a mitologia, ele podia, através de sua visão fantástica, descrever o que acontecia no céu e no inferno. O mito também retrata a possibilidade de, à uma distância de 200 km, Linceu contar os barcos de guerra que tinham saído de Cartago.

Porém, não adianta ter olhos de lince, se a visão é de toupeira! As toupeiras, por viverem em ambientes subterrâneos, foram perdendo a capacidade de enxergar. Nesse sentido, sob força de interpretação, é preciso dizer de que a interpretação dada através da expressão “vadios” representa muito mais um olhar enclausurado burocraticamente do que comprometido politicamente.

O que resta é a pergunta sobre a possibilidade do alargamento da visão política e, consequentemente, do juízo ético. Quando e em que momento o olhar de lince também irá representar a visão política? Ou mesmo, quando o juízo ético irá fazer parte da coerência política partidária no Brasil? Até quando seremos julgados como “vadios”?

Enquanto essas perguntas não são respondidas, somos traídos pela teoria da evolução que diz que, as toupeiras com visão subdesenvolvida era as mais aptas aos ambientes insalubres, e por isso, sobreviveram. ((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário