Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2021

0

PAIS...COMO SERÁ A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS EM 2021?

"Na experiência, há a possibilidade de encantar-se, e assim, aprender!"

Se você tem filhos para matricular e/ou matriculados em alguma escola, ou mesmo se eles já frequentaram a escola em outro momento, você deve estar se questionando sobre como será as aulas no corrente ano. De fato, é interessante observar que devido as circunstâncias do contexto em que estamos vivendo há quase um ano, a escola por ser uma instituição social, está inserida na sociedade, assim como todas as outras instituições. Por ser assim, ela faz parte do contexto das outras instituições, não é algo separado. Não há o mundo da escola e o mundo da vida!

Quem sabe, em tempos idos, ainda se afirmava que a escola era um espaço onde existia uma dinâmica de vida diferente da vida social. Hoje, não podemos pensar assim. A escola é uma célula viva da sociedade, está interligada, interdependente, compartilhada com as outras instituições sociais.

  

Durante o ano de 2020, vivemos enquanto sociedade diferentes processos educativos, políticos, econômicos, etc. Aprendemos diferentes ligações com esses processos. Aprendemos a sermos mais flexíveis, tolerantes, reflexivos e, em determinadas situações, mais objetivos. Em 2021, a partir das aprendizagens do ano de 2020, surgem novos desafios. Estes desafios, vão aos poucos se concretizando conforme vamos nos aproximando do início do ano letivo. 


Não podemos esperar que o novo ano letivo será idêntico ao que passou. Muito está sendo mudado, planejado. Diante das aprendizagens produzidas pelas escolas, bem como pela gestão escolar de cada uma delas, é que se está planejando o retorno às atividades letivas do corrente ano. Muito se fala em um ensino híbrido. No entanto, esse modelo precisa ser pensado a partir da realidade em que a escola e os estudantes estão inseridos.


Os modelos híbridos que temos construídos até aqui, apresentam o uso das tecnologias de comunicação como meio. Precisamos lembrar, portanto, que vivemos em um país com grandes desigualdades sociais que influenciam no acesso a comunicação digital. Assimé preciso reinventar as diferentes formas comunicativas que aproximam o estudante do objeto de conhecimento. Esse é o maior desafio da escola em 2021: fazer com que cada estudante, em sua realidade, possa ter acesso com qualidade a aprendizagem oferecida pela escola. 


Outrossim, é desafio para a gestão das escolas desconstruir o ensino tradicional baseado na Transmissão de conhecimento focado somente em ambientes de sala de aula. Pensar o híbrido enquanto “mistura”, possibilita reconhecer a existência de muitas possibilidades de constituirmos novos espaços e novas metodologias de ensino-aprendizagem


Assim, sabemos que as redes sociais virtuais, o uso da internet, as tecnologias, são possibilidades que as escolas tem para dinamizar o ensino em 2021, mas, existem outros meios que garantem efetivamente, igual acesso e qualidade.


Portanto, ao matricular seu filho (a) em uma escola, procure saber e participar da vida escolar. Com certeza a sua experiência escolar foi diferente, nem melhor nem pior, mas, seu filho (a) precisa igualmente de seu apoio. Procure também se informar na Secretaria de Educação de seu município, sobre como será a metodologia adotada pela rede. Coloque-se à disposição da escola, através de um processo de diálogo, como garantia efetiva do direito à educação de seus filhos. 


Por fim, mudar não significa perder. Na mudança há algumas perdas e ganhos, mas existem muitas possibilidades de melhorar. Para tudo, portanto, necessita-se de 

empenho, vontade, dedicação e abertura ao entendimento.  Desejo um ótimo ano letivo!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário