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sábado, 9 de janeiro de 2021

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COMO SERÁ A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM 2021?


No ano de 2020 aconteceram muitas transformações no campo escolarA dinâmica escolar que tínhamos, estava acostumada à uma rotina fixa, determinada, de tradição histórica do Século XVIII. No entanto, ocorreram algumas mudanças de contexto que foram significativas e transformaram a normalidade. Entre elas, a pandemia do COVID-19, que afetou o percurso sempre determinado da escola.

Na tradição do percurso escolar, sempre previsto para o início de cada ano, estavam a compra de materiais escolares, roupas, pensar o transporte escolar, entre outros. Tínhamos uma rotina fixa da qual não estranhávamos e que, de diferentes modos movimentava boa parte do mercado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano que se iniciava.

 

2020 mudou tudo isso. As vivências que foram construídas em 2020 nos mostraram algumas aprendizagens e também muitos desafios. Consumimos menos materiais escolares, aproveitando mais criativamente os recursos que estavam próximos; ou seja, muitas vezes dentro da nossa própria casa, outras vezes no pátio, outras vezes nós diferentes ambientes virtuais. Todos sabemos, e é evidente, que a economia se tornou mais solidária, mais compartilhada e, para alguns, diferentemente, mais enfraquecida.

 

O que aprendemos no ano escolar de 2020, serviu para a construção de uma nova proposta educativa para 2021: a Educação Híbrida. O hibridismo na educação é um tema que já vem sendo debatido há um bom tempo; no entanto, pouco vivenciado. No ano de 2020 tivemos aulas através do ensino remoto. No Ensino Remoto, talvez em processo de adaptação, muitos professores faziam em casa e, por vezes até mesmo na escola, através de uma transmissão online de áudio e vídeo, o que estavam acostumados a fazer no ensino presencial.

 

Próximo do final do ano letivo, a retomada das aulas de forma presencial e semipresencial abriram espaços e diferentes possibilidades para “misturar” o remoto com o ensino presencial. Diante disso, a grande questão que fica é: como será a educação escolar em 2021? Por todos os lados já se fala de uma educação escolar híbrida. Mas, no que ela consiste? Apresento alguns tópicos. 

 

a) Contexto da educação híbrida: 

Não se pode pensar a educação híbrida em um contexto homogêneo. No entanto, é no contexto da diversidade, do heterogêneo, que se criam, experimentam e misturam-se as possibilidades do mundo virtual com o mundo offline. o contexto da educação híbrida é rico de possibilidades! 

 

bFlexibilidade é o ponto de partida: 

A escola estava acostumada com planejamentos pontuais e fixos. Na educação híbrida, o planejamento inicial é construído, mas no decorrer do processo, vai sendo constantemente transformado, adaptado, refletido e reconfigurado. Assim, programa-se uma parte, e a outra passa a ser construída posteriormente. 

 

cPlanejamento: 

Na educação escolar híbrida, o planejamento considera o professor, o aluno, a instituição escolar, cabendo a cada um alguns desafios conectados e compartilhados: 

Ao professor: é necessário que o professor faça o planejamento do tempo e o percurso do ensino e aprendizagem. No tempo, o planejamento deve respeitar os diferentes níveis de cognição; enquanto que no percurso, é que se encontra os objetos de aprendizagem que vão dando o sentido às diferentes construções do aluno. 

Ao aluno: a educação híbrida convida o aluno a aprender sozinho, gerando autonomia e, em grupo, sendo possível conectar-se e compartilhar os saberes com os outros. A competência da comunicação é essencial para a aprendizagem. 

A instituição: a escola diante da educação híbrida, abre-se as metodologias ativas, em especial, flexibilizando o currículo através de metodologias baseadas em projetos, conteúdos e competências.

 

dConteúdos: 

Os conteúdos estão selecionados a partir de alguns critérios: 

Escolha do mais relevante; 

Relacionado com a vida cotidiana do aluno; 

Que se expressa em projetos 

Produzidos de forma digital  

Dão suporte a reflexão 

 

eMetodologia de trabalho no ensino híbrido - algumas indicações: 

Diante de todos os desafios apresentados até aqui, apresento algumas indicações que podem colaborar no planejamento das atividades escolares e letivas do ensino híbrido para 2021: 

Aprender com as experiências daqueles que já fazem.  

- Tentar ir para o simples online, mesclando com a dinâmica do ensino presencial. ou seja, não reproduzir no online aquilo que se fazia no presencial. 

- Aprender o complexo: misturar técnicas, ferramentas e métodos. 

Dispor materiais compartilhados, onde os alunos possam ter acesso, não importando se esse material é digital ou físico, permitindo que os mesmos possam trabalhar a partir deles. 

Fazer desafios transpondo o conhecimento teórico para a sua aplicação em situações do cotidiano. 

Ampliar as discussões teóricas, sugerindo uma abordagem de redes. 

Trabalhar com projetos investigativos, para resolver problemas comuns. 

Trabalhar em grupos virtuais, através de comunidades, para desenhar o projeto. 

Propor socialização e compartilhamento. 

Convidar os colegas a avaliarem os colegas, utilizando-se para isso de ferramentas democráticas como fóruns, murais e outros. 

 

O desafio porém, em 2021, está em desenvolver uma educação híbrida. Em 2020 aprendemos bastante! 2021 irá nós trazer novas possibilidades de aprendizagem! Precisamos ser gratos por isso e, ao mesmo tempo, estudantes. Nossa profissão exige leituras, reflexão, escrita, discussão, conexão e compartilhamento. Compartilhe! Reflita!

 

Boas leituras e Reflexões!

((•)) Ouça este post

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