Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

0

A PRIMEIRA VEZ É FUNDAMENTAL!

amigos1Estamos iniciando mais um ano letivo de aulas. Para muitos, desejos, sonhos, perspectivas e acima de tudo, construção de um futuro feliz! Para outros, um momento nem tanto agradável. Afinal, nem todos gostam quando se fala em aulas, avaliações, etc., mas, todas essas atividades fazem parte de um processo que se julga e se entende como necessário.

No começo, o que importa? Importa começar bem! Para tanto, o planejamento é fundamental. Como ninguém gostaria de ser mal recebido na casa de um amigo que está a visitar depois de muito tempo, também na escola podemos nos sentir mal quando a nossa  primeira vez de estar inseridos nesse ambiente for desagradável. Portanto, a primeira vez é fundamental!

Mas quem acolhe a primeira vez? Com certeza, alguém que já foi acolhido alguma vez. Desenhamos em nosso trabalho docente a forma como entendemos o ambiente em que trabalhos. Assim, se o professor mal acolhido, seu desenho evidenciará o testemunho de tamanha decepção. Enfim, seja quem for, professor, alunos, funcionários, direção, pais, comunidade educacional, todos devem ser bem acolhidos. E ser bem acolhido não significa apenas um bom dia no portão de entrada da escola; ser bem acolhido significa começar bem!

Assim, quando se começa bem se tem significado ao que se vai fazer, se presume que ali seja um bom lugar para estudar, fazer amigos, compartilhar sentimentos, emoções, angustias e muitos sonhos, até quem sabe, para muitos, uma paquera.

Dessa forma, a primeira vez é fundamental! Quando entramos em contato com nossa escola, seja pela primeira vez, seja um retorno depois das férias, devemos nos acolher mutuamente para que todos quantos estejam ai, sintam-se acolhidos.

Depois da acolhida, nada melhor, mais necessário do que continuar o encantamento e os desafios com o processo de aprender. Justamente, se vai à escola para aprender e, aprendendo, ensinar! É nessa troca que vão se constituindo mutuamente os processos de acolhida nas escolhas. A maior acolhida é a descoberta de novos caminhos do saber, o enfrentamento de novas situações problemas e o contato e a troca com o outro que enquanto aprende conosco, também nos ensina.

Assim, todos os dias é o dia da primeira vez na escola! O desafio é o sabor do novo!

Desejo, desde já, ao inaugurar essa coluna sobre temas em educação, um ótimo ano letivo imerso em desafios constantes que fazem nossa vida discente e docente ser reconstruída à todo momento!

Contínuas trocas de saberes à todos!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário