Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

2

A FILOSOFIA INCOMODA?

As relações intersubjetivas estão acontecendo cada vez de forma mais rápidas. Aparentemente não percebemos. Mas, a partir de uma análise mais profunda, podemos averiguar essa possibilidade. No entanto, a falta de tempo e a velocidade das metas dentro da proposta do mesmo, não deixam lugar àquilo que o homem tem de maior em sua existência: o filosofar!
Num mundo em que os seres humanos perdem diariamente sua humanidade e, junto com ela a capacidade de refletir, ainda restam críticas àqueles que se propõe à essa atividade tão exímia.
A Filosofia incomoda! Incomoda quem não quer pensar, refletir e fazer do seu tempo um tempo historicizado pela ações humanas responsáveis, éticas e acima de tudo, autonomas em sua origem.
Em especial, a Filosofia incomoda pois questiona! Questiona todas as formas de compreensão de um "mundo dado, pronto e acabado", portanto, sem a necessidade da intervenção humana.
Ainda que seja incomodo, prefiro continuar refletindo. Não quero perder a minha identidade. E você? Como se posiciona perante este momento? ((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. A Filosofia incomoda quem não quer pensar e aqueles quer não querem que as pessaos pensem, pois como disciplina ela é muito pouco abordada, e quando estudada é de uma forma tão superficial e monotona que os estudantes acham chata e cansativa. Muitos pensam se o mundo é mundo desde quando nasceram naõ precisam questionar, avaliar e principialmente mudar de mentalidade e encontrar novos pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que para algumas pessoas ela deve encomodar siim, pois o ato da pessoa pensa, parar para refletir pode levar a questões que essa pessoa não queria chegar ou acreditar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário