Páginas

sábado, 30 de maio de 2020

2

ISOLAMENTO SOCIAL TAMBÉM É TEMPO DE EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

SEDES promove Roda de Conversa - O Saber Cuidar, a Família em 1 ...Jesus, quando em tempo de dificuldades, de não saber qual a melhor decisão a ser tomada, retirava-se para orar. Há na Bíblia, muitas passagens que retratam os retiros de Jesus. Nesses momentos, Jesus refletia. Suas reflexões se tornavam oração, quando ao orar, ele planejava como agir. Esse é o verdadeiro sentido da Oração, fazer o movimento de entrada e saída de si, do mundo interior para o exterior, de emergido em um problema, para fora dele, encontrar as soluções. Portanto, Jesus não pode ser acusado de, ao retirar-se, estar fugindo de seus problemas.

Cá estamos nós, em retiro! Esse tempo de isolamento social, também é tempo de educação espiritual. E espiritualidade é ao mesmo tempo um movimento de imanência, pois buscamos refletir em nós e sobre nós mesmos, e transcendência, pois saímos do normal que tínhamos, para buscar em retiro possíveis soluções.


Jesus buscava o deserto, a solidão, o silêncio. Nosso lar é nosso ambiente de retiro. É nele que encontramos as condições necessárias para educar-se espiritualmente. São as pessoas que ali estão, que me ajudam a compreender que minha vida só tem sentido, quando vivo alguns valores que me legitimam enquanto ser humano: a comunhão, a partilha, a convivência, o diálogo, os conflitos, a espiritualidade. Esses valores são a “chave” para abrir as portas dos novos tempos que virão após pandemia.

Economistas, cientistas sociais, políticos, administradores, entre outros, já projetam como será os novos cenários pós-pandemia. Você já parou para pensar como será o cenário da família? Durante muito tempo, os indivíduos foram controlados e disciplinados à se adaptarem, sob pressão, às instituições sociais. Hoje percebemos que, as instituições precisam, para sobreviverem nesse cenário, se adaptarem aos indivíduos. E o mais desafiante: terão que se adaptar ao indivíduo que irá voltar do retiro, mais reflexivo, menos consumista, mais orante, com outros valores.

Dessa forma, retirar-se é fazer um movimento dialético nas concepções que orientam a vida social, ou seja, perceber o que temos como realidade, colocar essa percepção no crivo da crítica e, sugestionar a partir da crítica, uma nova realidade. Essa é a educação necessária para a espiritualidade! Não para uma espiritualidade contemplativa, mas transformadora!

Quando Jesus retornava dos momentos de retiro, voltava transformado. Era outro homem, outros valores, outra espiritualidade. Acredito que é assim que voltaremos, mais humanos, com outros valores, transformados. Aproveitemos, porém, esse tempo de retiro para educar-se espiritualmente! Sugiro que esse tempo não seja apenas contemplativo, mas transformador!

Segue uma canção! É de 2017, mas te desejo em 2020 e nos anos seguintes...



((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Que bela reflexão!! Tudo pode mudar pela oração e pela fé!!! Tudo é possível ao que crer!
    "Se podes?", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê."
    Marcos 9:23

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, obrigado pela bela reflexão... Essa é uma questão individual e quando praticamos essa reflexão nos renovamos mesmo, é de se pensar nos momentos que Jesus buscou a solidão para refletir e uma delas me chama a atenção:

    Os Sacerdotes conspiravam e já haviam conseguido um traidor; na Última Ceia, Jesus anuncia que um dentre os apóstolos haveria de traí-lo; após a ceia, o Senhor ministra a ordenança do Lava pés e mesmo que todos os doze haviam participado da ablução, o traidor estava mais sujo do que nunca e acabou se afastando no meio da noite; após, com a saída de Iscariotes, Jesus realiza um discurso entre os apóstolos onde lhes explicou e ensinou muitas coisas;... Após a Oração Final, todos se dirigiram às margens do Monte das Oliveiras em um local chamado ainda de Jardim do Getsêmani.(Aqui vem a parte que mais me chama a atenção) Ele pede a oito dos apóstolos que estavam com ele que permanecessem na entrada do Jardim, alertando-os para que orassem e vigiassem... Pedro, Thiago e João o seguiram mais além, mas Ele queria estar só e deixa os três, caminha mais alguns passos, cheio de tristeza, prostra-se sobre seu rosto e ora e implora em ardente súplica. Isso pode ter durado muito tempo da noite, pois os apóstolos não resistiram e dormiram no meio da oração. No desenrolar do fato, Jesus volta e diz: "Dormi agora, repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores". Não relatei a experiência de Jesus durante as súplicas, mas o que me chama a atenção é após todo o ocorrido, toda a agonia, todo o sentimento de tristeza e dor, havia desaparecido quando ele voltou, estava "tudo bem", alma e corpo aliviados, ao ponto de ele dizer que era "chegada a hora". João 13:37, Mateus 20:22, Marcos 10:38,39

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário