Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

0

MEIO AMBIENTE: UM DESAFIO PARA TODOS!

Atualmente percebemos que os recursos naturais do nosso planeta estão se esgotando. Exemplo disso é a água. Estoques de água potável diminuem e são crescentemente contaminados pela ação humana. A camada de ozônio agredida aumenta a intensidade dos raios ultravioletas e, as chuvas ácidas corroem florestas e cidades. Os aspectos que são mais preocupantes se referem à concentração de gases que causam o efeito estufa que eleva o aquecimento da atmosfera, provocando inevitáveis mudanças climáticas. Assim, você é convidado a perceber a importância da conscientização sobre os problemas do meio ambiente.

O que falta para muitos para o desenvolvimento dessa percepção é de fato, compreender o que significa meio ambiente. Essa expressão soa menor, uma vez que utiliza o termo “meio”. E o pior, algumas pessoas confundem, dentro da perspectiva do pensamento moderno que, existem dois tipos de meio ambiente: o externo (natureza tão recheada de recursos) e o interno (nossa casa).

Para compreender o que é o meio ambiente, precisamos abandonar a concepção de que o meio ambiente é algo exterior à nós, portanto, que não nos diz respeito. É da necessidade situacional que vivemos, entender que o meio ambiente é um todo de relações que dizem respeito diretamente às formas de vida que se sustentam sobre a terra e, em especial, suas relações.

Segundo definição científica, meio ambiente significa tudo àquilo que está ao nosso redor, assim como também onde nos localizamos. Nossa casa é meio ambiente, não porque ela tem objetos que são extraídos da natureza, mas porque é nela que desenvolvemos nossas relações. A Escola é meio ambiente.

Nesse meio ambiente e em relação com o outro meio que somos nós, aprendemos a respeitar a vida em sua totalidade, isto significa que, devemos pensar também na conservação da diversidade e no respeito às culturas como forma de sustentação de valores fundamentais.

Ainda que muitos não percebam, somos meio ambiente. Os impactos de nossas ações desconcertantes em relação à vida social, política, econômica e ambiental, são sentidos por todas as espécies e em todas as partes do mundo. Pensar o meio ambiente assim é ampliar a nossa capacidade de compreender que a vida depende da forma que somos educados.

Necessariamente, precisamos estabelecer uma relação mais próxima entre a percepção ambiental e a educação. E isso não é só papel da escola, é dos professores, pais, alunos e principalmente, de toda comunidade. Afinal, se as escolas não discutem temas que são importantes para a preservação da vida, o que elas discutem?

 

Vídeo 01:

 

Vídeo 02:

 

Vídeo 03:

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário