Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

0

TRAPAÇAS PARA CONQUISTA DE PODER: MEDO OU IGNORÂNCIA POLÍTICA

 

maladinheiroDomingo, 31 de outubro é dia de Segundo Turno das Eleições Presidenciais. Observamos a conduta dos candidatos, colocando a campanha em nível baixo em relação à qualidade política, produz a seguinte reflexão: Será que a mesma é explicável pelas deficiências deles ou pela ignorância política do eleitorado? Não é por outro motivo que, em campanhas políticas a assessoria de marketing é mais importante que a assessoria política na hora de conquistar o voto.

O eleitor sem formação política e sem convicções políticas precisa ser convencido a votar numa pessoa e não ser convencido de que o Projeto político e ideológico daquele partido é o que se apresenta mais necessário e coerente. O mais importante para os candidatos, é consolidar um sistema baseado na opinião publica que deixe camuflado as trapaças demagógicas presentes nos discursos aleatórios à sua vontade de governo.

Para a garantia do voto, baseiam suas campanhas e falas nas necessidades mais presentes da grande maioria empobrecida economicamente, culturalmente e politicamente.

Quanto ao posicionamento ideológico, fica difícil caracterizar a disputa entre Direita e Esquerda, uma vez que os discursos não mantém um ordenamento ideológico e sim buscam responder os ataques, ora de um, ora de outro lado.

Somos em maioria, ignorantes em política! A grande maioria do eleitorado só participa nas definições do poder através do ato de votar (o que alguns ainda justificam) e, entendem esse gesto como decisivo e definitivo. O poder político, sem trapaças, não se sustenta apenas com base em ideologias de um partido, ideias de uma só pessoa, mas é um somatório de forças e representação popular.

O pior é que isso se intensifica com o segundo turno: ele é disputado sempre por dois grandes blocos, heterogêneos e mal-alinhavados, de forças políticas grandes e pequenas, com um só propósito: a conquista do poder, nem que para isso seja necessário a Trapaça que gera o medo e a ignorância política.

Conscientemente, podemos assumir uma nova postura política, basta acreditarmos mais em educação e menos em ataques retóricos que, enquanto emocionam a disputa pelo poder, ludibriam os dias daqueles que, foram e continuam sendo, manipulados por àqueles que representam a força dominante.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário