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sábado, 2 de outubro de 2010

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SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO!

 

manipuladoDesde as épocas mais íngremes de nossa história, sempre houve momentos em que alguns homens tiveram poder sobre outros. Desde a origem da sociedade com a invenção da propriedade privada até os dias de hoje, buscam-se ferramentas para a manutenção de poder. Nesse cenário, insere-se a educação como uma “faca de dois gumes”, ou seja, ou serve para libertar, ou serve para controlar.

Rememorando aqui o Séc. XVII e XVIII, lembramos da Revolução Industrial, àquela que diante do olhar de muitos burgueses trouxe muitas contribuições; mas, do olhar de tantos sociólogos trouxe um desesperador cenário de empobrecimento econômico. Nessa época, a educação tradicional servia de suporte para a alimentação da mão-de-obra. As escolas tinham como pretensão formar um trabalhador que se adequasse ao nível de exigência das fábricas. Eram as populares escolas de fábrica. Diante dessa narrativa, infelizmente, alguns ainda acreditam que hoje deveria ser assim!

Na verdade, essa “função social” da escola tradicional se estende até os dias de hoje, com algumas exceções. Hoje a escola é cobiçada! Ela é o ponto de encontro da ideologia dominante com a busca da sobrevivência das classes mais míseras da sociedade. Obviamente, a ideologia dominante determina as linhas do desenvolver pedagógico escolar: a manipulação!

A manipulação é inculcada inconscientemente em nossas crianças, construindo desde cedo pessoas alienadas ao consumo de produtos de corporações que estão interessadas apenas no seu crescimento. E o pior disso tudo, ainda é que, do ponto de vista administrativo utilizam a responsabilidade Social como um discurso demagógico evidente para permitir à sociedade que às veja com bons olhos. As corporações são as responsáveis pela manipulação social!

Não tendo outra saída, os governos, sejam eles populares ou elitistas, se apoiam nas demandas corporativas para delinear suas políticas, entre elas, as educacionais. Para tal, se constroem mirabolantes metas de educação pautadas em eixos transversais descritos nos documentos oficiais em educação, como por exemplo, o discurso de qualidade.

Assim, percebe-se que, ao se desenvolver na linhagem da educação como pretensão manipuladora, somos coagidos à pensar, consumir, viver a cultura, produzir, etc., da maneira que o pensamento dominante determina. No entanto, por mais que paire a crítica, surgem algumas iniciativas que “apagam” da memória política do nosso povo as preocupações, como por exemplo, as programações de TV, copa do mundo, as maravilhas do mundo moderno (tecnologia), enquanto robotizamos nossas crianças! Mas como disse: “Sorria, você está sendo manipulado!”

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