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segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

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RETORNO ÀS AULAS: A MOTIVAÇÃO COMEÇA PELO DIÁLOGO!

Estamos nos preparando para o retorno das aulas, em um novo ano letivo.  É um momento muito sensível no que se refere, entre muitos aspectos, às perspectivas que os professores têm sobre sua motivação para o  planejamento, execução e avaliação dos planos de  trabalho. É grande o desafio de manter-se motivado (a) durante o ano letivo.  Várias são as frentes que  se apresentam como empecilhos para o desenvolvimento integral do trabalho do professor.

Algumas escolas começam o ano com palestras motivacionais, mensagens, momentos de espiritualidade e reflexão, entre outras atividades que dão o start inicial. No entanto, muitas vezes essa motivação inicial aos poucos vai se perdendo.  É preciso sempre realimentar a motivação do professor. Diria fundamentalmente, que esta motivação está na possibilidade da construção de espaços de diálogo dentro da escola.

O diálogo é a essência do repertório educativo para o desenvolvimento de uma docência com substância; ou seja, nele estão presentes a comunicação, os saberes, as inquietações e a transparência das relações humanas que se estabelecem entre o sujeito da educação. O diálogo é fator fundamental para a  solidez da motivação no trabalho educativo.  Através dele as relações se horizontalizam,  se melhoram, se capacitam.

Há outro fator fundamental no diálogo:  a dialética. É através dela que ocorre o movimento crítico do pensamento, da ação pedagógica da escola.  Através da dialética ocorre o movimento de "olhar de dentro para fora"  e de "fora para dentro". É nesse movimento que se celebram os crescimentos, as aprendizagens, as entregas e, também é nele que se reconhecem os pontos fracos, que precisam ser melhorados, discutidos.

Assim, o diálogo é elemento essencial para a motivação dos professores, pois faz com que a motivação não seja algo pronto, "que alguém dá" não passe de mágica, mas algo construído pela equipe de forma comunicativa, implicada, vivenciada, discutida e até mesmo criticada.

Assim, é no diálogo que cada um vai inserindo seu repertório de saberes, reflexões, contribuições e críticas.  É no espaço do diálogo que os conflitos se tornam algo construtivo. É no diálogo que se discutem ideias; não se atacam pessoas! É a partir do diálogo e do movimento dialético que novas interrogações surgem, se avaliam experiências e se apontam sugestões.

E aí? Sentiu-se motivado(a)? Vamos dialogar?

((•)) Ouça este post

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