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sexta-feira, 23 de julho de 2021

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NA NOVA ESCOLA QUEM APRENDE, NÃO DEPENDE!

Quem aprende não depende! Escutei essa afirmação dias atrás, de um excelente orientador e mediador de um processo formativo realizado em um coletivo de professores. De fato, aprender vai além do ensinar. Quem só ensina, depende; não aprende. Para ensinar, precisamos antes de mais nada, aprender a ensinar e o que ensinar. A aprendizagem é o centro da escola do futuro.Uma escola onde o ensinar não será mais o centro, mas o aprender.

A escola do futuro é um espaço coletivo de aprendizagem, e não de ensino individual. A escola tradicional, estava mais preocupada em ensinar do que aprender. A figura do processo era o professor.

Estudava-se muitas teorias sobre aprendizagem nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Para cada teoria, a necessidade de métodos de ensino. Passou-se com o tempo, a compreender a escola como um lugar de ensino; pior do que isso, de um ensino calcado na transmissão de informações.

O que se espera da nova escola, é que se possa estabelecer uma relação de conhecimento e cultura. Onde há relação com conhecimento seja diferente do que aquela que temos hoje e, a relação com a cultura, seja mediada pelo professor na relação com o conhecimento.

  Na nova escola, o conhecimento está em tudo, assim como na escola tradicional também estava. No entanto, o conhecimento sempre esteve no mundo de forma caótica. Na nova escola, cabe ao professor organizar, dar sentido, e aproximar os sujeitos do conhecimento a partir de uma experiência vivencial, declaradamente reflexiva.

O movimento da tecnologia no ambiente escolar, facilita experiências coletivas de organização do saber. Mas é bom lembrar, que não resolve o problema da aprendizagem, pois este não é tecnológico, é humano. A tecnologia facilita a distribuição das informações, possibilita os encontros, armazena os registros, e pode até ensinar, mas não aprende por ninguém.

Na nova escola, a formação de professores têm como foco o trabalho coletivo, ou seja, ela acontece no próprio trabalho do professor, quando este estabelece uma relação dialética com o seu trabalho e com os colegas. Essa relação é marcada pelo questionamento, pela reflexão, e pela melhoria do fazer, do ensinar, mas principalmente do aprender.

Por fim, a nova escola é a "casa comum" de todos nós. É o lugar de reflexão comum dos professores, estudantes, comunidade. Comum, não significa simplificado, de fácil compreensão. Comum significa comunitário, de compromisso de todos. Na nova escola como casa comum, as relações também são comunitárias. Aprende-se uns com os outros. Ensina-se aprendendo. Avalia-se, fazendo. Emancipa-se, discutindo. 

A casa comum é a nova escola de todos nós, onde quem aprende, não depende!

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