Páginas

sábado, 19 de junho de 2021

0

AS MELHORES ORGANIZAÇÕES CONTAM COM OS MELHORES COLABORADORES!

A cultura é uma construção humana. As organizações sociais, são construções culturais. Não nascemos culturais, nem tão pouco, é natural em nós a convivência em organizações sociais. Quando decidimos viver culturalmente, nos colocamos diante dos outros. Por isso, criamos em nossas organizações sociais diferentes culturas, que vão diferenciando-se, e nos diferenciando dos outros grupos sociais.

As organizações sociais estão organizadas a partir de princípios que podem ser sintetizados em sua filosofia, missão e valores. O conjunto dessa tríade, indica os princípios da cultura de uma organização. 

Se observarmos no cenário atual, vamos perceber que dentro de uma mesma cidade, podemos encontrar diferentes culturas organizacionais em um mesmo segmento de trabalho. Encontramos escolas, no segmento da Educação, com diferentes culturas organizacionais. Isso implica na organização do trabalho, e nos fins que o mesmo se propõe. Há escolas, por exemplo, em que a cultura organizacional é pautada em princípios de formação humana, sendo que esses mesmos princípios se refletem na educação que os estudantes vivenciam nesse ambiente. Por outro lado, algumas escolas estão voltadas à competitividade, de igual forma, esse princípio se reflete nas relações entre os colaboradores e e os estudantes.

Alguns profissionais, colaboradores de organizações com cultura organizacional voltada para a competição, acabam limitando seu trabalho, quando o seu perfil profissional não se acomoda em relação ao institucional. Assim, observa-se diferentes elementos em discrepância. Entre eles, o potencial de aprendizagem e de produção de cada profissional. Por isso, em ambientes assim, normalmente se aplica o ajustamento do colaborador à cultura organizacional através de cursos de formação, ou mesmo de acompanhamento profissional.

Quando isso acontece, algumas organizações preferem o desligamento do colaborador, entendendo que essa seja a melhor forma de resolver a questão. Estas organizações correm o risco desperdiçar um potencial profissional que pode alavancar soluções em diferentes situações.

Visualizando o campo da gestão, onde perpassam diferentes entendimentos sobre cultura organizacional, políticas, e interesses profissionais, parece ser necessário considerar a cultura organizacional, bem como o potencial de aprendizagem do colaborador em direção há três elementos:

1. Fazer tudo muito bem feito! - A organização cresce quando o colaborador também cresce. O crescimento profissional e pessoal do colaborador não pode representar uma ameaça para a Organização. O reconhecimento e o crescimento profissional é oportunidade de fazer tudo muito bem feito. Quando digo isso, visualizo que muitos colaboradores ao perceberem que não estão satisfeitos com o seu crescimento e o crescimento da instituição, começam a fazer o possível, mas não o seu melhor. Portanto, "fazer tudo muito bem feito", é resultado de satisfação, crescimento pessoal e profissional e também organizacional.

2. Fazer sempre o bem! - As relações saudáveis são fundamentais dentro de qualquer organização. Agir eticamente, respeitando a filosofia organizacional e suas implicações nas relações que ali existem, é também visualizar e praticar o bem. Dessa forma, a oportunidade do trabalho orientado pela ética, é também a possibilidade de ampliar o convívio social na organização. A prática do bem, melhora a saúde da organização, tornando as relações profissionais, pessoais e organizacionais mais alinhadas.

3. Estar sempre alegre! Mover-se pela esperança! - Entre os muitos desafios das organizações na atualidade, está a motivação. Alegria é o que move a esperança. Em um espaço cultural em que a esperança e alegria se encontram, há motivação. Quando pelo contrário, impera o conflito, a falta de perspectiva, e a ausência de boas relações, o rancor e os constantes ataques difamatórios.

Por fim, essa pequena reflexão serve tanto para as organizações, quanto para seus colaboradores. Refletir acerca do papel do colaborador em relação à organização, ou mesmo, da organização em relação ao colaborador, é um desafio constante dos gestores, sejam eles públicos ou privados. Os melhores colaboradores, com certeza, estão nas melhores organizações. E, para não ser redundante, as melhores organizações são privilegiadas com uma cultura organizacional construída e vivenciada pelos melhores colaboradores.

Boa leitura, belas reflexões!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário