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sábado, 12 de setembro de 2020

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A ÉTICA E A DIFÍCIL MISSÃO DE EDUCAR PELO EXEMPLO


Aristóteles ensinando Alexandre Magno, quando este contava com 13 anos.

Aristóteles foi um filósofo que pensou o tema da Ética. Abordou a ética em uma perspectiva prática. Ele escreveu “Ética à Nicômaco, uma obra dedicada à educação de seu filho. O tema central da obra é a felicidade. Na obra, somente uma vida ética conduz à felicidade. Uma vida ética está pautada em questões de caráter e moral. De acordo com os ensinamentos que Aristóteles propunha à Nicômaco, a prática do bem conduziria à Felicidade. E, segundo suas reflexões, o bem soberano, a maior de todas as virtudes, para onde todas as coisas tendem, é a Felicidade. Segundo o filósofo, a felicidade é o fim último do homem.

No entanto, a busca da felicidade se justifica pela prática da boa ação humana. Saber se uma ação é boa ou má, é uma questão ética, pois envolve a decisão, o saber e o conhecimento. Sócrates, dizia de que um homem não pode agir bem, se não souber o que é o bem. A virtude da bondade precisa ser ensinada. A virtude do bem, é ensinada através da reflexão sobre a ação. Aqui, o papel fundamental do exemplo. É na reflexão sobre ação do outro que vamos construindo nossas referências, nossas virtudes.

De acordo com Aristóteles, é possível três orientações quando se fala de ética como orientação da vida:
Na primeira, a vida orientada pelo exemplo como busca de prazeres. Nessa tipologia de vida, o ser humano se torna refém daquilo que deseja. Busca incessantemente os prazeres através de uma vida desregrada, muitas vezes degradando a moral e consequentemente seu caráter. 

Na segunda, a vida política. A vida política é aquela em que as pessoas buscam a honra e o status social pelo convencimento. É, em outras palavras, o “faça o que digo, mas não faça o que eu faço!”. Do ponto de vista educativo, é pura incoerência!

E a terceira orientação, a única que pode conduzir à felicidade, a reflexiva. Segundo o filósofo, refletir não é atitude passiva, mas sempre renovar as orientações do agir, buscando sempre a ética como princípio. 

Dessa forma, a reflexão é a melhor postura educativa. Educar pelo exemplo, é educar pela reflexão. Quando emergido em uma tomada de decisão, perguntar-se reflexivamente: Posso? Quero? Devo? São essas questões, em especial o dever, que vai sugestionar o melhor exemplo. Os bons exemplos, são aqueles que conduziram alguém à felicidade antes de nós. Portanto, não se trata de repetir o que o outro fez, mas o que você faria em igual ou semelhante situação. 

Portanto, educar pelo exemplo é uma questão ética. A pedagogia do exemplo pela reflexão e pela ética, conduz tanto quem ensina, quanto quem aprende ao mesmo objetivo: a Felicidade!

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