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sábado, 1 de agosto de 2020

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O AMBIENTE DOMICILIAR COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM ORIENTADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(Imagem disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2020/04/ideias-de-atividades-para-criancas-durante-quarentena)

Todos os esforços que se realizam para educar na educação infantil, estão voltados ao desenvolvimento integral das crianças. Isso significa que, os direitos da criança, a escuta, a mediação da imaginação, aprendizagem social e organização da vida, são funções essenciais da educação na fase infantil. Nesse sentido, o ambiente é determinante para a aprendizagem. É nesse lugar que se concretizam os princípios éticos, políticos e estéticos da educação infantil.

Hoje, o ambiente é o domiciliar. Não se trata de escolarizá-lo. Se trata sim, de reconhecer as possibilidades que o mesmo pode oferecer em um contexto de aprendizagem. Assim, a capacidade de compreensão e o diálogo entre famílias e escolas, representam uma assertiva quando o interesse principal é a aprendizagem das crianças. Pais e professores, sensíveis a esta necessidade, buscam explorar o ambiente, disponibilizando afetividade, acolhimento e escuta à criança, além de transmitir confiança na mediação dos processos de ensino e aprendizagem.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2010), os seguintes princípios devem orientar todas as práticas educativas das crianças nessa fase:

a) Princípios Éticos: Esse princípio orienta o olhar da família e educador sobre o desenvolvimento da autonomia da criança em que, aumentando seu senso de responsabilidade, também sente-se solidaria com os outros. No ambiente domiciliar propor pequenas responsabilidades, como colaborar com o bem comum, com o meio ambiente, com as diferentes pessoas e singularidades, ajuda a desenvolver a autonomia e a responsabilidade da criança.

b) Princípios Políticos: O grupo familiar, no contexto do espaço como lugar político, é lócus de direitos de cidadania, do exercício e do respeito às pessoas, estabelecendo posicionamentos que defendam a vida em todas as suas dimensões. Percebem também, na riqueza do espaço domiciliar, indícios de organização que possibilitam as diferentes trocas, entre a criança e o mundo.

c) Princípios Estéticos: trata-se da valorização e das diferentes aprendizagens artísticas e culturais, mediada por um diálogo livre, de expressão como m(Imagem disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2020/04/ideias-de-atividades-para-criancas-durante-quarentena)anifestação da cultura familiar e social.

Por último, reconhecer que o ambiente domiciliar, lugar por excelência em aprendizagem, favorece o desenvolvimento de práticas cooperativas de aprendizagem. A cooperação nesse lugar, começa com o reconhecimento do conjunto de experiências cotidianas vivenciadas alí, identificando-as como direito de aprendizagem. É igualmente importante, que se possibilite a interação e a comunicação na tônica do desenvolvimento das atividades.

Nesse empreendimento, não pode faltar a comunicação entre família e escola, que suscita e organiza a rotina de aprendizagem da criança. É importante considerar que, o planejamento escolar é apenas uma orientação e, não pode ser visto como fator limitante. O objetivo está em promover vivências/experiências, segundo as quais se possam valorizar o empenho da criança no processo de formação social e pessoal, incentivando sua autonomia e desenvolvimento para o resto da vida.


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Um comentário:

  1. Valores essenciais na formação de um ser integral com o olhar de empatia pelo outro e por sua comunidade!!!

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