Páginas

sábado, 8 de agosto de 2020

0

LITERACIA FAMILIAR: Crianças em Idade de Alfabetização: O que se pode fazer em Casa?

história; criança; leitura; livro (Foto: Shutterstock)
No Brasil, o processo formal de alfabetização começa no 1º Ano do Ensino Fundamental. Isso não significa que a criança já não possa/tenha alguma experiência de alfabetização anterior à esse tempo escolar. Existe uma área de estudo, no campo da alfabetização chamada de “Literacia Familiar”. A Literacia Familiar propõe o envolvimento dos pais/responsáveis no incentivo à alfabetização.

Em tempos de Pandemia, em que as crianças estão em casa, a prática da literacia pode utilizar o uso de livros, contos. No entanto, considerando situações de baixa renda, escolaridade ou analfabetismo, mesmo sem o livro e o conto formal, também pode haver colaboração da família na alfabetização da criança. Isso não quer dizer que é responsabilidade da família, assumir a alfabetização da criança.

Para que a alfabetização aconteça, é necessário que se desperte e promova a curiosidade na criança. Isso quer dizer, despertar atitudes positivas em relação ao aprendizado, através do desenvolvimento das habilidades linguísticas. A interação, é elemento fundamental.

O ideal é que se tenha à disposição uma literatura que esteja adequada ao nível de cognição da criança. No entanto, quando não se tem, os pais podem contar histórias sobre sua vida, dando enfase especial à infância, amizades e experiências diárias.

O sucesso da Literacia está no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Normalmente, se observa que, pais que dialogam muito com os filhos, ajudam a criança a construir o vocabulário base para a aprendizagem escolar. Nesse sentido, o conhecimento base que as crianças usam na escola para iniciarem suas primeiras reflexões/interpretações, são oriundas das experiências familiares.

Não sendo obrigação dos pais a alfabetização formal da criança, através da Literacia a criança vai se estimulando à conhecer as letras do alfabeto. A poderosa prática de conversar, problematizando e criando possibilidades de entendimento, ajuda em muito o desenvolvimento do entendimento e visão de mundo da criança, que vais sendo expresso através da alfabetização.

O uso de livros pode facilitar essa interação e ter sucesso na alfabetização. A criança prefere que a leitura seja feita em voz alta e com tom de curiosidade. Também, o tema do livro pode ser discutido apenas olhando as figuras. Dar ênfase sempre às experiências cotidianas da criança. Dar preferência para livros que apresentem lógica em seu desenvolvimento, onde podem surgir perguntas a criação de expectativas. Lembrando que o fundamental, não é ensinar a criança a ler, mas que a leitura/discussão do livro sirva para mediar uma boa conversa entre pais e filhos.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário