Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

0

RECORDAÇÕES…

professor-e-aluno-thumb59231921Recordo das manhãs frias em que acordar cedo e ir para a escola, à pé, de bicicleta, cavalo, era um momento de prazer. Recordo com saudade, mesmo que de tempo longínquo, em que o professor era respeitado pela sua contribuição para nossa aprendizagem. A recordação viva dos deveres de casa, o popular tema, em que nos debruçávamos sobre a cama e inquietos fazíamos antes de ouvir o som da TV ou o noticiário do rádio. O tempo passou, mas mesmo que hoje as mãos não se juntam para orar, recordo da reza do terço, em que a mãe “puxava” a dezena, e toda família repetia uníssona. Recordo que, ao chegar na escola, a felicidade enchia nossa alma de prazer, pois o mesmo se refletia no olhar dos colegas cheios de histórias para contar.

Recordo das paredes da escola, dos cartazes pendurados, cobertos de ilustrações felizes que nos ensinavam regras básicas da escrita: uma pomba em seu ninho que dizia “usa-se ‘m’ somente antes do ‘p’ e do ‘b’. Na frente da turma, a professora, com suas mãos expressivas, seu olhar atento, sua postura ética e profissional que sabia equilibrar amor e ciência.

Não recordo de ouvir os gritos da professora pedindo “Silêncio! Pelo amor de Deus!”, mas sim, recordo do canto dos pássaras, da brisa suave, dos gritos do trabalhador com o arado de bois próximo ao colégio. No mesmo, não tenho recordações de brigas por causa de futilidades como o celular na sala de aula, patricices como “a minha roupa é mais bonita que a tua!”, “meu pai é mais rico que o teu!”.

Nas minhas recordações, não tenho lembranças de uma escola perfeita! A minha não era! Mas as dificuldades que tínhamos, resolvíamos no diálogo e no respeito! Tínhamos moral e não lei! Os colegas tinham respeito, e a professora, ética!

Recordações…Não passam de recordações! Mas as recordações deixaram saudades, em outros marcas. Fico me perguntando, será que alguém vai recordar sua escola daqui à alguns tempos? Afinal, só recordamos aquilo que nos tem significado.

Me desculpe se falei de recordações…mas elas não são vagas…são recordações que me foram importantes! Gostaria muito que elas viessem a ser de novo o existir de nossas escolas e de nossas famílias. Gostaria muito que os pais e professores de hoje recordassem sua escola para seus filhos e alunos. Ao invés de recordar, dizer “filho (a), vive comigo a escola!”.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário