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terça-feira, 10 de maio de 2011

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A HOMOSEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

homossexualidadeEnsinar e aprender são processos que, em se tratando de escola, envolvem uma constante interação entre professores e alunos. Esta interação é possível e se torna mais rica quando os professores conhecem melhor seus alunos, sabem como vivem, estimulam sua lógica de aprendizagem, entendem como se relacionam com os princípios da escola e, de toda forma, como querem e merecem ser respeitados nesse ambiente.

No entanto, percebe-se dentro das escolas espaços de discussão sobre a diversidade e o multiculturalismo. A escola busca se libertar das uniformidades buscando acentuar de forma não discriminatória as questões como etnia, religião, posturas políticas, orientação sexual, entre outras.

Uma questão relevante, apontada por pesquisas no âmbito de pós-graduação, mostra que, mesmo que os jovens homossexuais mantenham o interesse pelo estudo, o modelo escolar ainda apresenta dificuldades de convivência, socialização e, em alguns casos, pela falta de oportunidade de expressão, o sujeito passa a ser alvo de bullying homofóbico. Esse bullying existe na forma de “brincadeirinhas de mau gosto” tanto por parte dos colegas, bem como de professores.

A escola que estiver aberta à discussão da diversidade tem o dever de reverter essa concepção preconceituosa. Nesse sentido, o Ministério da Educação, através dos Parâmetros que norteiam o currículo escolar (PCNs – 1997), oferece a possibilidade de trabalhar a orientação sexual como um tema interdisciplinar, onde se incluem informações sobre a homossexualidade, entre outros.

Mas a questão da homossexualidade ainda permanece oculta/sem visibilidade no ambiente escolar. A UNESCO realizou uma pesquisa mostrando que, a homossexualidade permanece oculta pelo silenciamento dos professores. E como se não bastasse, os mesmos são orientados pelos pais para silenciar frente à discriminação. Assim, percebe-se uma reprodução ativa da violência contra os homossexuais na escola.

Percebe-se, no entanto, nas conversas com os jovens que a sexualidade é um tema de extrema importância e prioridade para os mesmos. Quando discutida, causa debate, provoca polêmicas, interesse e atenção. Para eles, a sexualidade é mais que ato sexual, é um todo entrelaçado com a afetividade que envolve sociabilidade nas relações sociais de diferentes ordens culturais, étnicas e religiosas. Assim, a discussão sobre a homossexualidade na escola, assume uma possibilidade e formação de caráter, identidade e responsabilidade.

A omissão à discussão sobre temas como a homossexualidade na escola é, por conseguinte, neutralizante de questões emergentes e produtora de preconceitos homofóbicos cada vez mais acirrados. Boa discussão!

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Um comentário:

  1. era bom que isto fosse verdade. infelizmente os professores continuam a apresentar a homossexualidade como uma coisa normal e até desejável. que remédio... temos que levar com isto enquanto a nossa sociedade estiver dominada pelo loby gay... resta-me o conforto de saber que a próxima geração já não vai ter de levar com isto. tudo o que demais chateia qualquer um.

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