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terça-feira, 24 de maio de 2011

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A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

o_pensador_do_seculo_xxi_474185No mundo contemporâneo globalizado, os modelos de produção, as trocas socioculturais, assim como o acontecer diário, exige um modelo de educação que forme indivíduos com habilidades e competências para uma sociedade competitiva.

O que temos feito para realizar esse modelo educacional? Dizemos que a sociedade industrial buscar formar indivíduos unicamente preparados para produzir, para desempenhar um emprego ou uma profissão. Baseando-se na transmissão de conhecimentos, pois somos racionais, e convencionamos que foi necessariamente esse modelo que foi desenvolvido pela educação durante anos, e que vem sendo levado à cabo nos dias de hoje.

Na década de 70, com os avanços tecnológicos, a sociedade da informação buscou criar modelos de pessoas capacitadas para desenvolver um emprego, no que priorize o domínio das habilidades.

Através desse ideal, a educação apoiada pela era da informação, deve facilitar o acesso aos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades necessárias da sociedade da informação. Habilidades como: informação e processamento da informação, a autonomia (capacidade para tomar decisões), o trabalho em grupo, a polivalência e a flexibilidade são imprescindíveis nos diferentes contextos sociais, mercados de trabalho, atividades culturais e vida social em geral.

A sociedade da informação requer um educação intercultural, integral para dar as mesmas oportunidades às todos os estudantes, assim como valores para enfrentar a vida cotidiana. Também deve valorizar a capacidade comunicativa para ser mais partícipe, democrático e crítico. Diante disso, podemos nos perguntar: os professores estão preparados para esse tipo de desafio? A escola, contempla em seu propósito estas premissas?

A educação deve, ou deveria, se assentar em quatro pilares: Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a Ser. Cada uma dessas ideias, serve de pressuposto para a vida social e cultural de cada indivíduo. A partir disso, se pretende formar as competências, entendidas como alternativas de resolução de problemas gerados a partir das situações questionáveis. Assim, a educação se pretende realizar uma formação em competências.

Está em nossas mãos a educação, o futuro do país, o bem-estar e a convivência social, a liberdade de pensamento, a autonomia do ser humano e, a responsabilidade de viver dia-a-dia.

E tu, estás preparado?

((•)) Ouça este post

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