Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

0

O HOMEM TRABALHA COMO FOI SOCIALIZADO!

02-sloveniaA socialização é um processo pelo qual, ao longo de nossa vida, aprendemos e interiorizamos os elementos que são trazidos pela herança cultural, tradicional e histórica. Esses elementos integram-se em nossa personalidade a partir de nossas experiências e, com àquilo que delas pensamos ter significados. Ainda, resta-nos o processo de adaptação cultural que extrapola a dimensão do indivíduo, focando o ambiente social em que o mesmo vive.

Em decorrência de vivermos em um país com diferenças culturais aguçadas, a socialização acaba por determinar diversos tipos de indivíduos. Assim, poderíamos dizer que, a forma que um brasileiro busca a satisfação laboral em uma determinada organização, pode não ser a mesma de outras culturas.

A cultura ramifica-se em sucessivas subculturas, ou seja, o que sugere uma diversidade de diferenças de socialização das classes sociais e profissionais. Assim, temos também o interim das ramificações culturais como determinantes da ação laborar do sujeito socializado.

Embora a socialização seja um processo que ocorre durante toda a vida, seu ápice está localizado na infância de nossa vida, após a qual, poderá mudar sim, mas em aspectos mais superficiais. Nesse cenário, aparece a importância de um modelo de educação infantil com profissionais que compreendam essa dimensão social. De outro modo, também se aponta para o papel da família que, ao inserir a criança no mundo social, também o faz socializar conforme sua herança cultural.

Portanto, a socialização condiciona quais serão os objetivos profissionais e pessoais dos homens. Caso alguém venha a desenvolver seu trabalho, como normalmente ocorre, independente da esfera pública ou do âmbito privado, o homem trabalha conforme seu processo de socialização.

Para tanto, é papel da educação compreender e conhecer os fenômenos de socialização, uma vez que influenciam diretamente na vida social do sujeito e no seu fazer produtivo. E mais, é importante para o educador também saber que, a aprendizagem dada no período da infância varia conforme o tipo de família e sociedade que a mesma se submete.

Por último, apostar em sujeitos sociais, é romper ou superar o isolamento social, seus traumas e suas concepções. Diria de forma rápida que, ser social é estar apostando no trabalho, na dignidade, e acima de tudo, na educação.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário