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sexta-feira, 15 de abril de 2011

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ÉTICA E EDUCAÇÃO: SINÔNIMOS DE FELICIDADE!

etica2Quando se fala em ética em educação, logo se pensa que seja apenas um adjetivo do campo teórico, mas não é. Nossa abordagem ocorre no sentido de demonstrar que, diferentemente dessa concepção tradicional, a ética está inscrita na própria natureza do ser humano, portanto, dependerá exclusivamente da ação praticada.

Aristóteles, grande filósofo grego, dá importância aos aspectos éticos dizendo que a mesma é uma tomada de decisão que nos leva à uma vida virtuosa, ou seja, feliz. A vida virtuosa se define pela moderação e pelo equilíbrio em nossa forma de agir, evitando os excessos e a falta. Aristóteles diz que é no equilíbrio de nossas ações que encontramos a Felicidade.

Aristóteles também define a Felicidade como a realização plena de nosso potencial. A vida feliz depende da formação educativa que temos, uma vez que o modo que uma pessoa é educada produz a sua prudência e, portanto, a sua capacidade de discernimento.

A Felicidade, segundo Aristóteles, é um objetivo visado por todo ser humano. A felicidade está relacionada à realização humana e ao sucesso naquilo que se pretende obter e que só se obtém na medida em que agirmos com discernimento (opção pelo bem ou mal).

Podemos perceber que, diante da imensidão do mundo, somos um microcosmos, por isso precisamos necessariamente um equilíbrio com os outros elementos do macrocosmos. Nesse sentido, a educação e o agir ético é a garantia desse equilíbrio.

A ideia citada acima aponta ao sistema atual como uma crítica a ser considerada: Enquanto o sistema apenas “formalizar” fins (vestibular, profissão, etc.), não estará primando para o essencial que é a formação do homem virtuoso, ético e, que saiba quando questionado a tomar uma postura harmoniosa diante do exposto.

Importante também que, conforme Aristóteles, a educação seja uma virtude a se tornar um hábito. Não adianta a sala de aula estar lotada se não existir a vivência diária dos valores que ali se discutem, experienciam, etc.

Por último, é também papel do professor, segundo o pensamento pedagógico de Aristóteles, dar conselhos práticos. O professor é formador de opinião, no entanto, não está isento de apresentar-se enquanto alguém moderado, temperado e equilibrado no sentido ético.

Assim, no momento em que a educação e a ética estão próximas, só pode haver uma busca incessante para uma vida feliz. No entanto, é importante lembrar que, mais uma vez, a virtude não é algo inato, mas resulta do hábito. Um valor vem a se tornar virtude somente no momento em que ele for vivido dia após dia.

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2 comentários:

  1. oi meu querido professor, adorei a reflexão e vai me ajudar muito em um trabalho. bjão Suzana

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  2. Olá Suzana, mais uma vez, obrigado pela visita. Se contribui com sua aprendizagem, obrigado. Abraço - Prof. Rudi

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