Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

0

UM NATAL PARA TODOS!

 

PAZA tradição do Natal está presente à milênios entre os Cristãos o nascimento de Jesus Cristo é uma marca emocionante e traduzida para a espiritualidade do povo. Aos poucos, esse real sentido do Natal, que quer dizer “Nascimento”, foi sendo substituído por algumas ações que, ao contrário do ensinamento do menino Jesus, traduzem-se em morte.

Basta observarmos minunciosamente o que tem acontecido nos últimos tempos de Natal. O Cristo que nasce, ou pelo menos deveria nascer no coração de todos nós, muitas vezes é substituído por bebedeiras, velocidade excessiva nas estradas, uso de drogas, assaltos…enfim, nem vou continuar a lista, porque você já a conhece. Mas, acredite! Poderia ser bem diferente!

O Natal deveria ser um tempo onde renasce em nós a vontade de viver. Renascer, significa refletir sobre as coisas que foram boas durante o ano que passou. Natal é tempo de criticar as práticas políticas medíocres, os discursos religiosos demagógicos, os interesses econômicos que empobrecem a maioria em nome do bem-estar de uma minoria, tempo de rever as pequenas ações que praticamos e quais os seus impactos. Enfim, Natal é tempo de Renascer!

Hoje, o Natal configura-se como momento de grandes “promoções” no mercado de compra e venda de todos os produtos que instigam cada vez mais nosso prazer de consumir. Natal não é tempo de aumentar o consumo, e sim, intensificar a nossa espiritualidade! As pessoas estão preocupadas em presentear com “plásticos” e não com sentimentos!

Lembro-me do tempo de criança…a melhor imagem do Natal pode ser vista a partir da criança. As crianças refletem o que os adultos lhes mostram. Se meus pais tivessem mostrado um natal colorido de mercadorias, meu espirito capitalista teria formado minha concepção natalina. Mas, veja com uma criança desprovida de ambições capitais, qual é o real significado do Natal para ela; você vai se surpreender!

Portanto, me parece que devemos considerar o verdadeiro sentido do Natal. Rever nossas concepções acerca da fé e das limitações quanto ao incentivo ao consumo. Fazer um Natal mais feliz, depende de cada um de nós. Educar as crianças para um Natal com base na vivência cristã também é relevante. Natal é tempo de Paz! Mas, não uma paz construída apenas nesse tempo, mas a celebração da vida que construímos durante o ano todo.

Vamos viver o Natal 2010 de forma sadia, harmoniosa, sem bebedeiras, sem acidentes de transito, sem loucuras…Vamos fazer desse Natal o mais lindo de todos os tempos! FELIZ NATAL!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário