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sábado, 6 de novembro de 2010

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O QUE É IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS?

sauvage_3A Educação dada às crianças não foi sempre como a concebemos hoje. Em especial, a partir do Século XVIII, com um pensador chamado Jean Jacques Rousseau, é que a educação das crianças começa a ganhar um novo enfoque. Portanto, para entender o novo, vamos à algumas questões do modelo anterior à Rousseau.

A Educação é um processo que está permanentemente ligado às questões políticas. Anterior ao século XVIII, o modelo político era chamado de Absolutismo, que quer significar “alguém com poder sobre todas as coisas”. Este alguém, é chamado de Rei. O Rei era também um déspota, ou seja, alguém que faz uso do poder político em nome de suas próprias vontades. A organização social não estava baseada no bem-estar de todos, mas sim, apenas de uma determinada classe.

A classe mais elevada socialmente era também chamada de “Burguesia” – que vem de burgos – comerciantes da Idade Média. Era à essa classe que dirigia-se os princípios da educação e do desenvolvimento. Apenas estes tinham acesso à educação. Apenas esses eram educados. Eram, por assim dizer, os privilegiados!

Rousseau percebe que o bem-estar e os direitos naturais (vida, liberdade, dignidade) são grudados em todos desde o momento em que nascemos. No entanto, não pertencem à apenas uma classe socialmente elevada. Rousseau afirma que a educação, juntamente com a organização social, existe para a garantia desses direitos naturais.

Nesse sentido é que Rousseau pensa a educação da criança:

- A Educação é um processo natural e não artificial; deve ocorrer conforme o desenvolvimento da criança.

- A Educação é um processo contínuo; ou seja, dura toda a vida. Portanto, não se deve apurar o que mais tarde, conforme o ritmo, ela terá melhores condições de aprender.

- A Educação deve ser tão simples, como simples é a natureza. Nunca substituir as coisas reais pela sua representação. Em outras palavras, o contato com o real permite um melhor aprendizado à criança.

- A criança não deve ser tratada por padrões adultos, aprendendo coisas de adultos. Não se pode vestir crianças com roupas de adultos, é preferível roupas leves que facilitem o movimento e o desenvolvimento infantil.

Assim, Rousseau considera a criança importante. Dá liberdade à criança para a garantia de uma sociedade livre. É a partir dele que a educação começa a ser vista a partir da criança.

Muitas ideias discutidas por Rousseau são discutidas até hoje. Entre outros aspectos, ainda muitos elementos de sua proposta pedagógica ainda não foram implantados. Podemos melhorar a educação! Muitas questões dependem de cada um de nós!

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4 comentários:

  1. Um assunto muito importante para quem trabalha na área da Educação!

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  2. - De fato, se olharmos para os contextos históricos dentro do pensamento pedagógico, veremos que a tendência tradicional está presente até os dias atuais. Obrigado pela participação! Rudi

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  3. Adorei o texto professor !!

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