Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

0

SEM ÉTICA, NÃO DÁ!

etica1

A Ética é um dos temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação. Existem outros, mas ela é um dos principais temas que perpassa toda a integridade curricular a ser ensinada nas escolas. Isto quer dizer que, qualquer ação ou projeto pedagógico que as escolas deve ser perpassado pela ética.

A Ética é um tema que quando pautada, desde o mais simples dos homens até o mais intelectual, sempre surge muitas inquietações. São perguntas, afirmações que denotam uma postura, uma escolha entre o certo e o errado. Quem poderá determinar o que é certo ou errado?

Na verdade, não podemos falar de ética sem observar o campo da moral; ou seja, as diretrizes de convivência social estabelecidas pelas normas sociais que buscam apresentar o que é considerado como bem ou mal para a sociedade.

Mas a moral muda! Conforme alteram-se os comportamentos humanos, também as diretrizes sociais são alteradas. Essas alterações ocorrem devido à ação da mídia, transformações tecnológicas, relações econômicas, políticas, etc. Em verdade, se observa que, ao passo que ocorrem essas transformações, também a moral muda.

Diante da nova moral social é que somos convidados a ser éticos. Ser ético requer uma postura diante do mundo. Ser ético, requer entender qual é o nosso papel social. Ser ético, é mais que discurso, é ação consciente.

Dessa forma, qualquer que seja a moral predominante, necessita de uma ética que aposte principalmente em valores universais (válidos para toda parte e lugar). A defesa da vida, saúde, educação e uma política sadia não podem ser esquecidas por nenhum cidadão que se diz comprometido com a sua e a vida dos outros.

Assim, sem ética não dá! Não dá pra ser feliz em um mundo onde as pessoas agem apenas pelos seus próprios interesses; onde empresas se utilizam de discursos de responsabilidade social para produzirem mais e mais lucro; onde o Estado é apenas representativo e sem eficácia em suas ações. Não dá pra dizer que ensino, enquanto apenas estou preocupado em passar o meu tempo, produzindo o lucro que vai satisfazer minhas necessidades materiais.

Enfim, não dá pra viver feliz em um mundo sem ética!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário