Páginas

sábado, 16 de outubro de 2010

0

CIBERBULLYING: O ANONIMATO QUE GARANTE O SOFRIMENTO!

 

10-ambienteCom certeza você já deve ter se deparado com alguma notícia sobre o Bullying. O tradicional bullying é um ato de excesso de abuso de quem se julga “valentão” sobre outro mais fraco, seja em condições emocionais ou físicas. Com o avanço das redes de comunicação e, da internet de uma forma geral, o Bullying toma uma nova dimensão: O Ciberbullying. O Ciberbullying é uma modalidade de violência por meio da internet que garante o anonimato de quem sofre e, muitas vezes, o não reconhecimento de quem pratica.

Segundo uma pesquisa realizada pela SaferNet (ONG) em 2008, com 875 jovens internautas, constatou que 38% foram vítimas de ciberbullying e 44% dos amigos "reais" já sofreram esse tipo de violência ao menos uma vez.

Diante desse enorme número e cada vez mais crescente, a preocupação aumenta. Anteriormente se se falava de uma prática restrita ao ambiente escolar, portanto, a ação contra o mesmo tinha foco. Agora, com a expansão pela internet, fica mais difícil, no entanto, não impossível. Pense em algum tipo de material que difame alguém. Esse mesmo material é posto na internet e, pode ser reproduzido em questão de segundos pelo mundo inteiro. O mundo inteiro tem acesso à esse tipo de agressão. Mesmo descoberto, alguém pode guardar esse material para postar mais tarde.

Grande maioria das crianças e jovens tem acesso à internet. No entanto, algumas dicas aos pais são importantes:

- Sinais de depressão, falta de vontade de ir à escola e de brincar com os amigos bem como dificuldades para dormir, podem aparentar algum tipo de ameaça;

- O melhor, é manter um diálogo entre pais e filhos, para que a vítima se sinta à vontade para denunciar esse tipo de violência.

A ONG – SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público e a Polícia Federal criou um site de denúncia contra crimes praticados na internet: www.denuncie.org.br . Para quem pretende o debate sobre o tema, proporcionando algumas discussões, poderá visitar o endereço www.netica.org.br

Enfim, o Ciberbullying pode ter fim! O melhor é conversar com seus filhos, se colocando à disposição. Observar os comportamentos e, quando perceber algum tipo de agressão via internet, denunciar!

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário