Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

0

FILHOS NO ENSINO MÉDIO? ALGUNS ALERTAS…

adolescentes-escola-mesaO título de nossa coluna hoje parece um tanto assustador. Mas não é! Seria assustador caso se utilizasse dessa etapa da vida de nossos jovens apenas para mencionar que tudo está em perfeita harmonia. Essa coluna semanal está direcionada em especial aos responsáveis que têm jovens estudando na fase do Ensino Médio. Estes alertas que estão descritos abaixo, não servem apenas para quem tem hoje jovens no Ensino Médio, mas para àqueles que terão no dia de amanhã.

Geralmente quando o jovem está cursando o Ensino Médio, é a fase que os responsáveis encontram grandes dificuldades para acompanhar o processo escolar. Muitas vezes é a questão do conhecimento e seu domínio que entra em cena; outras, a complexidade do currículo (pelo seu nível de abrangência e número de disciplinas). Assim, é nessa etapa da vida dos jovens que eles também merecem um maior acompanhamento que poderá vir a colaborar com o trabalho do professor e, o melhor desenvolvimento do ser jovem na escola.

Algumas das questões a seguir, servem em especial nesse período de recesso escolar, para uma conversa de pais e filhos sobre o andamento escolar:

  • Os pais podem valorizar as atividades escolares como parte do crescimento intelectual dos filhos;
  • Observar se houve avanço social no que se refere à continuidade dos estudos, desenvolvendo uma visão mais ampla sobre os problemas e a participação no espaço onde convive;
  • Preocupações em relação ao mundo do trabalho.
  • Buscar acompanhar a rotina das atividades que são decorrentes do convívio social;
  • Conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas que ainda não foram pautados sob certeza dos pais e professores;
  • O comportamento: hábitos de higiene, sono, tratamento com as pessoas, mudanças de humor.
  • Alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações;
  • Verificar o material escolar utilizado pelo jovem: como estão suas anotações, a organização, etc.
  • Discutir a frequência às aulas e quanto à participação nas atividades escolares extraclasse.

A partir dessas questões que foram apontadas, verificar quais as lacunas. Logo no início das aulas, comunicar à escola quais as maiores defasagens. Importante entender, que nem todos os problemas pedagógicos são consonantes do ambiente escolar. É importante verificar que a vida de um jovem de Ensino Médio também está ligada ao seu desenvolvimento psico-afetivo e, a família pode ser um bom espaço para o conselho, a conversa, etc.

Diante dessa complexidade que é o Ensino Médio, verificar o posicionamento dos filhos em relação à sua aprendizagem. Verificar quais são suas principais preocupações e, com olhar crítico, ajudar a direcionar, orientar qual caminho a percorrer.

No mais, a vida é bela e merece ser vivida! Os problemas estão ai para serem discutidos e resolvidos.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário