Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

1

ENEM: GARANTIA DE ACESSO E PERMANÊNCIA?

enem1O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma modalidade de avaliação que permite ao estudante que findou o Ensino Médio ingressar no Ensino Superior. A nota do ENEM, em seu novo molde, permite com que se possa, entre as universidades que aderiram à ele, optar por um Curso de Ensino Superior, em diferentes localidades do Brasil. Muitos jovens, de diversas localidades, migraram para os locais onde escolheram como possibilidade de estudar. Mas a realidade não foi bem essa! Migraram, mas muitos acabaram voltando à sua família devido à falta de sucesso para a permanência. Estudar apoiado pelo PROUNI já é um acréscimo em facilitar a vida econômica e social daqueles que não tem renda para estarem no Ensino Superior, mas a vida do jovem estudante não gira apenas em torno da Universidade, ela também necessita do aspecto manutenção.

Nesse sentido, muitos jovens conseguiram o acesso à Universidade, questão que até então estava restrita somente à um grupo associado à cursinhos, etc. Mas, agora com o acesso garantido, como garantir a permanência? Sabemos que a vida na Universidade é dinâmica, é material de xerox, compra de livros, refeições (muitas vezes apuradas), a saída com os amigos, festa, internet, material para pesquisa, telefone, aluguel (para àqueles que tiveram que migrar), etc. Quem garante todos esses quesitos?

Algumas Universidades propõem o “Bolsa Permanência”, um programa em que, o jovem presta serviço na Universidade e recebe uma quantidade de dinheiro para esses gastos. Mas a grande maioria das universidades não tem essa modalidade.

Assim, a permanência ainda é um aspecto a ser melhorado pelo sistema. O ENEM deu bons resultados. Oxalá, nossos municípios tivessem políticas de incentivo à população jovem. O que se vê, pelo menos em nossa região são preocupações acerca de aspectos culturais, enquanto o jovem também se preocupa com seu futuro profissional à mercê das questões que envolvem as administrações públicas.

O Ensino Superior é um tempo de dedicação exaustiva. É momento de desenvolver programas de pesquisa que priorizem o desenvolvimento local e global. A presença da Universidade em determinadas regiões serve para desenvolver e fomentar novas discussões acerca de variados aspectos que são relevantes para o desenvolvimento humano e social daquele local.

Universidades ou Faculdades que estão meramente preocupadas com sua manutenção não visam a pesquisa como base do Ensino Superior. Para sobreviver no mercado, utilizam um marketing agressivo sob às questões financeiras, mas não abordam a qualidade educacional.

Assim, diante do ENEM/2010 temos vários desafios e, entre eles, a possibilidade da manutenção da vida do estudante. Por enquanto, cada qual, apoiado por sua família vai constituindo meios (muitas vezes ilícitos) de se manter. Outros, buscam o emprego que reduz seu tempo e dedicação ao estudo. Outros ainda, acabam desistindo, voltando e pagando caro para estudar! Temos assim, garantia de acesso, mas dificuldades de permanência!

((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Olá Professor, realmente, concordo com tudo listado a cima. É necessário que se projete e execute meios para os estudantes se manterem na faculdade, em especial para aqueles que precisam mudar de sua cidade, aumentando relativamente os gastos em geral. Abraços.

    ps: muito bacana o seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário