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sábado, 4 de fevereiro de 2023

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CHAT GPT E O CONTEXTO EDUCATIVO - ALGUMAS REFLEXÕES PARA INICIAR O ANO LETIVO ESCOLAR DE 2023!

Possivelmente você já ouviu falar do Chat GPT.  Se você não ouviu falar, ou ainda não leu nada sobre, segue uma definição do próprio chat GPT:

(https://chat.openai.com/chat - 04.02.2023)

Por ser de fácil acesso, utilização e de linguagem acessível, ele está sendo acessado por bilhões de pessoas no mundo todo. A pretensão aqui, não é falar sobre aspectos positivos ou negativos do Chat GPT no uso escolar.  Entusiastas da tecnologia educacional, possivelmente apontarão metodologias, dinâmicas e macetes de como utilizar pedagogicamente esse recurso.  Outros, mais conservadores no campo da educação, buscarão de imediato formas de impedir o acesso ao chat GPT pelos estudantes no campo escolar.

Dentro de uma concepção educativa voltada à formação integral do ser humano, trago  alguns tópicos de reflexão no sentido de orientar as práticas educativas no cenário do Chat GPT.

Como o primeiro tópico para reflexão,  educação humana é um processo de proximidade. O ser humano, por natureza, é um animal gregário, gosta de estar próximo dos outros para se sentir reconhecido por e em si.  Dentro desta dinâmica da natureza humana, possibilitar a proximidade do humano com humano, fortalece ainda mais a humanidade que cada um tem como essência.

Em segundo, o ser humano tem um sentimento intrínseco de alteridade, ou seja, a dimensão humana requer que nos colocamos no lugar do outro, sentindo o que o outro sente, refletindo sobre o que o outro pensa. Colocar-se no lugar do outro, é no contexto escolar, uma aprendizagem que envolve uma relação complexa de professor para aluno, aluno com aluno, de professor com professor.

Em terceiro, o ser humano é um ser espiritual, místico, criativo. Sua abordagem lógica está no pensamento objetivo, o restante é subjetividade, emoções, criação. A escola precisa ser esse lugar, onde além do ensino dos conteúdos curriculares objetivos, também possa ser um espaço de cultivo da espiritualidade e da criatividade.

Em quarto lugar, a dimensão da evolução humana enquanto a abordagem biológica, filosófica sociológica, não são construídas por estruturas pré-determinadas, mas é no conflito do encontro de pessoas que se constroem as ideias, e essas motivam as ações.  Se não há encontro, não há conflito; não havendo conflito, não há ideias. Se não há ideias, não há motivação para a ação. Assim, criar e evoluir são  possíveis somente dentro da dinâmica do encontro.

Por último, o encantamento é o elemento motivacional para aprendizagem.  No encantamento cabe a dúvida, a pergunta, o diálogo, o encontro.  Veja, por exemplo,  quantos processos criativos ocorrem quando uma criança aprende a ler e escrever.  São muitos, de tamanha complexidade, mas todos gerados pelo desejo e o encantamento com o novo mundo se abre.  O encantamento é desafiador, não aliena... É crítico. O mundo que se abre, novas possibilidades de conhecimento.  

o fetiche (de origem etimológica de 'feitiço') não gera o encantamento, mas a alienação.  Por ser enfeitiçado, o ser humano age de acordo com estímulos pré-determinados por alguém, num movimento de fora para dentro.  O feitiço não é dialético!  Não critica, não amplia... Apenas determina.

Dadas essas reflexões,  cabe aos professores, familiares, e a todos que compõem os espaços educativos formais e informais,  refletirem sobre  como ampliar a proximidade humana nesses espaços,  estabelecendo os vínculos de alteridade necessários ao reconhecimento de si e do outro,  desenvolvendo a espiritualidade, a mística, a criatividade, considerando sempre que a educação se faz no encontro de pessoas mediatizadas pelo diálogo humano.  Por fim,  refletir profundamente sobre os movimentos de fetiches que existem em nossa sociedade e, onde queremos chegar enquanto humanidade.

Boas reflexões!

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Um comentário:

  1. Parabéns! Bela reflexão com uma abordagem profunda e real sobre a educação!!!!

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