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sábado, 8 de maio de 2021

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QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO?

“Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade, o da Educação”. O sentido da frase acima descrita, retirada do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, ainda é atual. Diante do cenário de um país assolado por diferentes mazelas, que vão desde a corrupção política, as crises econômicas, as incertezas de sua gestão, a pobreza e a fome, estão as questões sitiadas no campo da Educação.

Um país que atribuiu à escolarização o sentido central da educação, perde aos poucos, de forma sobresaliente, a intenção e a validade daquilo ao qual se refere a própria Constituição Federal, em seu Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”.

É importante ressaltar que o “direito de todos”, também é “dever de toda sociedade”. Não pode, nesse sentido, a sociedade brasileira ficar alheia ao seu compromisso com as novas gerações e seu aprendizado cultural. Além do desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, a educação também contribui para o desenvolvimento das forças econômicas. Isso ocorre quando alia-se o saber qualificado em sua integralidade, ao reconhecimento da pessoa humana como um ser cultural.

Junto à isso, contribui também a educação ao desenvolvimento da inovação como aptidão fundamental ao desenvolvimento humano e social. Não investir na atualização da escola e na cultura geral de um povo, faz com que, em primeiro lugar, a escola seja entendida como um lugar ultrapassado de conhecimento e, em segundo, a sociedade agoniza em suas soluções de criatividade em todos os sentidos.

Assim, ao situar a importância da educação como fundamental à sobrevivência de uma sociedade, confirma-se a hipótese de que ela é chave fundamental para abrir as portas da melhoria em todos os outros campos sociais. Assim, a questão da educação não pode ficar restrita à escola, aos professores, diretores, enfim...Precisa alargar-se, seja na dimensão dos espaços e iniciativas educativas, bem como, em seu sentido mais íntimo.

A Educação não pode ser apenas projeto de Escola, até mesmo porque a vida do estudante à ela não se restringe. Educação é uma abordagem que abarca a complexidade das dimensões do ser humano, bem como seus espaços de interelação com o mundo, a natureza e o outro. 

Diante disso, está mais do que na hora de os administradores públicos ampliarem sua compreensão de Educação. Não apenas ampliar os recursos, o que também é indispensável, mas suas concepções educativas. O desafio é abrir mão de concepções antiquadas ao tempo e inaceitáveis quanto a direção à ser tomada. Gestão Pública de Educação, é muito mais que manutenção ou reprodução, é também, transformação!

Por fim, o argumento da transformação não é coerente se não sair do discurso. É preciso que, ao passo que a educação transforma a sociedade, também se transforma. Ao passo que o trabalho educativo transforma a natureza da sociedade, também transforme seus gestores, professores, crianças, famílias. Está mais do que na hora de elegermos um projeto educativo transformador. Para isso, é preciso, antes de tudo, que cada um possa responder a pergunta: Qual é a importância da Educação? Belas reflexões! 

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