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sexta-feira, 21 de maio de 2021

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PEDAGOGIA PARA A TRANSFORMAÇÃO!



Quem sabe a primeira constatação que fazemos quando discutimos educação com alguém, é sobre a sua concepção educativa. Em Educação há diferentes concepções educativas. É importante conhecê-las e mesmo diferenciá-las, uma vez que a ação do professor, coordenador e/ou diretor, bem como de outras lideranças em educação como secretários (as) de Educação no Municípios, ou até mesmo Ministros da Educação, serão orientadas por elas.

Proponho pensar uma concepção educativa voltada para a transformação, uma Pedagogia para a Transformação.

Uma concepção educativa pautada em uma Pedagogia para a Transformação, implica pensar e atuar de modo científico, compreendendo a educação como um processo de construção social, uma vez que seus métodos de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como seus objetivos, está voltados para uma determinada realidade e um momento histórico concreto. E é aqui que as coisas começam a fazer sentido: Ciência e Sociedade não são ou estão fragmentadas, mas fazem parte de um lugar de pura complexidade chamado de realidade.

Assim, a partir do momento em que a ciência dialoga com a realidade, temos a dialética. A dialética em educação é sempre um movimento de transformação da realidade, pautada na abertura que a ciência e o conhecimento têm em oferecer aos sujeitos possibilidades de se emanciparem e transformarem.

No entanto, sugiro algumas reflexões e/ou princípios fundamentais para alcançar o movimento dialético através de uma Pedagogia para a Transformação:

1.Estabelecer uma íntima relação entre a Teoria e a Prática: Conhecer a realidade, refletindo teoricamente sobre a mesma. A reflexão teórica é o alimento para a ação de transformação da prática.

2.O único movimento absoluto em educação são as trocas: Nada é definitivo em educação, exceto o movimento de pensar e de trocar saberes.

3.Tudo que está, está em relação: Nada existe isolado. Há uma gama de motivações, atitudes e necessidades.

4.Aprendizagem Democrática só acontece quando o Ensino também é democrático:Por isso lembre-se: “comportamento democrático gera comportamento democrático.

5.Não há como separar o teórico do prático. É a práxis. Refletir sobre a ação, é buscar novas motivações para agir.

6.Professor e aluno, aprendem juntos quando interagem.

7.O Enganjamento Educativo é formado pela ação do indivíduo e da comunidade. Por isso, não se pode educar sem contar com uma comunidade educativa de responsabilidades coletivas.

8.Para resolver os problemas, é preciso muito estudo.

9.Toda causa, tem um efeito. Aja positivamente e o efeito será coerente com sua ação.

10.A vida está em contradição permanente.

Assim, a Pedagogia para a Transformação existe atividade, movimento. Sem isso, a escola não consegue contribuir para a formação da sociedade. Quando a escola segue fazendo o mesmo, mantém o sistema. No entanto, compreender a transformação social por meio de uma pedagogia, implica em reconhecer que, a mudança que ocorre na educação, também ocorre na sociedade.

Termino com um pensamento de José Saramago: “A morte definitiva é o esquecimento. O que é esquecido morre. O que não é levado em consideração, deixa de existir, embora aparentemente vivo." - Assim, te desejo muitas transformações!

 

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