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sábado, 13 de junho de 2020

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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA OU AULAS ONLINE?


Por um motivo maior, as aulas foram canceladas. Sim! Uma boa aula, uma Escola presença, uma educação crítica e de qualidade, sempre foram um espaço ameaçador, perigoso, que desacomoda, faz viver! Mas dessa vez, o motivo do cancelamento foi a Pandemia COVID-19. Entre diferentes arranjos pedagógicos que foram utilizados para a continuidade das aulas estão as aulas online. Gostaria de, nesse texto, oferecer algumas reflexões sobre a diferença entre a tradicional Educação à Distância (EAD) e as Aulas Online. Veremos, portanto, que a principal característica é a saída de um modelo estático, para uma proposta dinâmica.

No tradicional EAD, a interação pedagógica ocorre por meio da relação do aluno com o conteúdo disponibilizado. O aluno acessa um ambiente de aprendizagem (portal institucional), onde são disponibilizados os conteúdos, recolhidos os trabalhos realizados e, os testes são corrigidos automaticamente por sistemas programados. Os conteúdos são constituídos, basicamente por instruções, com formato e linguagem específicos para cada área do conhecimento. Assim, o conhecimento é acabado, completo, intocável, que precisa ser apenas memorizado e assimilado, quando não repetido pelo aluno.
A aprendizagem, nesse modelo, ocorre através da autoaprendizagem, do autoestudo, em isolamento. É um modelo que requer a autodisciplina, pois os processos formativos estão baseados no próprio ritmo do estudante e seu lugar de estudo. Há a produção de um questionário avaliativo, que tem a pretensão de ser um estudo dirigido, ou seja, serve como incentivo ao estudo dos conteúdos e apoio da auto avaliação.
A Avaliação é realizada de forma virtual e presencial. A virtual, ocorre por meio do portal do aluno, onde o mesmo acessa suas disciplinas e responde questionários. A avaliação presencial é uma obrigatoriedade do EAD, pelo Decreto 5.622/2005 e 9.057/2017. A mesma é realizada através de uma prova presencial.
Quanto ao acompanhamento, tradicionalmente o EAD tem a tutoria reativa, ou seja, um tutor disponível para tirar dúvidas e, muitas vezes, fazer a interlocução entre o aluno e o professor.

Já nas Aulas Online, a interação pedagógica ocorre através de conversação e interatividade. Além da fala do professor em tempo real, há a conversação em grupo ou em particular, conversas síncronas e assíncronas, formais e informais. Dessa forma, os processos formativos são baseados na interação, favorecendo a socialização, participação, o compartilhamento, negociação, seja dos saberes ou das emoções. Por isso, as aulas online favorecem o entendimento do conhecimento em construção, que está sempre sendo ressignificado com autoria e co-criação.
Como dito, não é estático, uma vez que, a mediação professor-aluno-conteúdo acontece através de uma dinâmica colaborativa e compartilhada, oferece a possibilidade de criar novas estratégias de ensino e aprendizagem. As estratégias de ensino-aprendizagem, uma vez colaborativas e compartilhadas, se utilizam de conteúdos online em seus múltiplos formatos e diversas linguagens.
O ambiente de aprendizagem também não é estático. Ocorre por meio de ambiências computacionais diversas, como mídias e redes sociais, sistemas de conversação, autoria colaborativa, aplicativos, fóruns, etc., sem nunca perder a mediação docente ativa.
A Avaliação (que pretendo discorrer mais em outro momento), é baseada em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Nas aulas online, o Conhecimento (competência) é avaliado através de lista de exercícios, questionários, testes online, etc. Já as Habilidades dão ênfase a autoria, ou seja, através de atividades autorais, trabalhos e tarefas em que o aluno se coloca como autor, tendo disponível na internet um mundo de possibilidades para interação. E, por último, quem sabe o mais importante, as Atitudes. Estas não podem ser entendidas como disciplinares, mas de Presença significativa, Participação e Colaboração.

Assim, fica aberta aqui, sobre cada palavra ou ideia, a possibilidade de ampliar a reflexão. Estamos em momento de transição, de hibridismo. Sendo assim, vamos buscando o que é melhor para nossas escolas, nossos alunos e sempre na possibilidade de através das aulas online também mantermos o afeto, o contexto, o amor em ensinar e o desejo de aprender.

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