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sábado, 20 de junho de 2020

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AVALIAR A PARTIR COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES

Todos os dias você é convidado a tomar decisões. Não tem fuga! Tens que dizer sim, ou não! Tudo que envolve projeto, envolve decisão! Portanto, sobre tudo que tens que decidir, precisa avaliar. Para avaliar bem, é necessário maturidade. Avaliar com maturidade, significa conduzir com maturidade. Estar maduro, não significa estar pronto, mas em constante processo de construção. Avaliar com maturidade, portanto, é construir-se. Para construir-se, é necessário desconstruir-se. Portanto, avaliar é decidir com maturidade sobre aquilo que se quer construir, assumindo com responsabilidade as desconstruções decorrentes do processo. Sim, é processo, é meio. Todo meio, objetiva uma finalidade.

Avaliar com maturidade, assumindo responsabilidades, objetivando uma finalidade, é resultado de muito discernimento. Para discernir em um mundo de possibilidades, é importante considerar quais são as competências, habilidades e as atitudes.

A Competência é a nossa substância, é o conhecimento e os saberes que nos preenchem. o conhecimento é essencial em qualquer situação da vida humana. Quanto mais conhecemos, mais nos tornamos competentes naquilo que fazemos. Quanto mais conhecimento, mais profunda é a experiência humana de existir. Portanto, avaliar as competências é tirar de dentro o essencial. Sócrates, filósofo antigo, sugere o diálogo crítico como método para avaliar o quão é competente alguém.

As habilidades são inerentes à nossa capacidade de colocar em prática o conhecimento que nos constitui. Portanto, sobre as habilidades está a nossa condição ética do agir humano. É sobre como empreendemos as nossas competências. Assim, o desafio é avaliar as habilidades através de Projetos Autorais, onde o sujeito é o protagonista, por meio de trabalhos e tarefas onde demonstra o quanto é competente para tal. Mais importante nas habilidades, é a pessoa ser sujeito da própria existência.

Na dimensão da avaliação atitudinal, constitui-se um campo conflituoso de como as pessoas lidam com suas competências e suas habilidades, que se convergem para atitudes. O que se observa é que, quanto mais competente e autor de sua existência for a pessoa, melhor será sua atitude. Portanto, a dimensão atitudinal não é inata ao ser humano. Nossas atitudes não nascem conosco, são construídas pelo processo cultural das competências (saberes) e das habilidades (capacidade de projetar-se sobre/no mundo). Por ser cultural, as atitudes podem ser avaliadas considerando a presença, a participação e a colaboração de uma pessoa em um processo. Estar presente, significa ser presente. É presentear alguém com aquilo que tem de melhor. Nesse sentido, segue a participação como elo entre o indivíduo e a ação que está sendo desenvolvida pelo grupo ou instituição. O ponto alto, na dimensão da atitude é a colaboração. Colaborar é reelaborar um novo conceito, ideia, projeto, proposta. Assim, a atitude da colaboração envolve abertura, maturidade, enfrentamento.

Portanto, avaliar competências, habilidades e atitudes, é tomar a decisão certa! Cabe a responsabilidade sobre a mediação. Falta ainda dizer que, os mesmos apontamentos sobre o que avaliar, também servem para aquele que avalia. Preciso ser competente, responsável sobre minha autoria dos trabalhos e tarefas que desenvolvo e, por último, ter atitude coerente com o que quero avaliar. Preciso ser presença, partícipe e colaborador (a)! Não tem fuga!

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