Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

4

PORQUE VIVER NÃO É APENAS DINHEIRO!

libanoDentro de tão pouco tempo, não pelo efeito de armas nucleares, mas pelo descontrole da produção e pela busca exagerada do lucro, podemos destruir toda a vida no planeta. Passamos de um modelo de produção, para um modelo de destruição. Hoje, na Amazônia, 8.600 áreas do tamanho do Maracanã são destruídas a cada dia. São em média 154.000 árvores por hora. A partir desse dado, calcula-se que em 2050, mais de 45% da população mundial não contará com a porção mínima individual de água. Lembre-se, estamos em 2011. A água que temos e bebemos, no entanto, a água fresca, corresponde apenas a 2,4% da água do mundo; dessa, apenas 0,02% está disponível em rios e lagos para o consumo humano.

Outro fator preocupante é o derretimento das geleiras em virtude do aquecimento global. Esse derretimento ocorre três vezes mais rápido que, por exemplo, nos anos de 1980. Com o derretimento, ocorre a elevação do nível do mar em aproximadamente um metro o que expõe cerca de 145 milhões de pessoas à enchentes. Diante desse cenário, fica a pergunta: O que estamos fazendo? Não podemos comprometer as futuras gerações, elas não tem culpa se fomos ou estamos sendo irresponsáveis com nossa própria casa! Precisamos colaborar com o mundo, até mesmo com ações simples. Cito:

- Diga não ao cigarro! Além de fazer mal à sua saúde, as pontas do mesmo levam em até 10 anos para se decompor. Muitos animais que as comem acidentalmente morrem. Já não está na hora de parar de fumar?

- Use os dois lados de uma folha e recicle. O papel exige um surpreendente quantidade de madeira e energia para ser produzido.

- Use menos o grampeador. Se 10 milhões de funcionários de escritórios usassem um grampo a menos por dia, seria economizado quase 100 toneladas de aço por ano.

- Tire o carregador da tomada quando a bateria estiver carregada. Se 10% dos donos de celulares do mundo fizessem isso, o consumo de energia seria equivalente à utilizada por 60 mil residências europeias.

- Plante árvores. Uma árvore absorve até 360 quilos de CO2 por ano.

- Evite sair de carro. Usar um litro da gasolina produz 2,4 quilos de CO2. Desligue o motor quando estiver esperando alguém. O ar e seu bolso agradecem.

- Recicle latas de refrigerante. Um televisor pode funcionar 3 horas com a energia economizada com a reciclagem de apenas uma lata.

- E por último, leia esse texto, reflita e converse com seus filhos sobre o mesmo! Eles perceberão que você está fazendo algo mais importante do que o sustento econômico pela vida deles.

((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Professor, obrigado por me lembrar de tudo isso. Hoje mesmo vou colocar em pratica alguns hábitos que acho importante na minha casa. Bjão! Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Suzana! Verdade. Estava pensando que sãopequenas atitudes que tem grande valor. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Rudinei, trabalhei seu texto em sala de aula, Ensino Médio, e o debate foi maravilhoso... Obrigada por tanto material excelente postado aqui... abraço... Irinês

    ResponderExcluir
  4. Olá Irinês. Que bom! Legal mesmo! É sempre bom pensar que tem pessoas como você que tem a sensibilidade de trabalhar questões atuais em sala de aula. Me faz pensar, e continuar a acreditar em Educação. Abraço de Luz pra vc. Prof. Rudinei

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário