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sábado, 26 de fevereiro de 2011

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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA RECOMENDA NÃO REPROVAR ATÉ O 3º ANO

 

reprovadosA Secretaria de Educação e Cultura, na pessoa do Secretário José Clovis de Azevedo recomenda aos colégios para que não reprovem nas etapas iniciais do Ensino Fundamental. Essa recomendação foi homologada pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação com a intenção de acabar com a reprovação nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, essas medidas mudam as orientações para um novo sistema, onde se cria o Ciclo de Alfabetização e Letramento e elimina as séries iniciais.

Apesar de polêmico, o sistema funcionará da seguinte forma:

- Os alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental não serão mais reprovados;

- Os três primeiros anos do Ensino Fundamental passariam a ser considerados só um ciclo para garantir que o aluno seja alfabetizado até os oito anos, considerada a idade ideal pelo MEC;

- Em vez de aprovação ou repetência, seriam determinadas metas de aprendizagem para cada fase;

- O sistema deverá reorganizar os currículos das escolas, hoje focadas em avaliações como a Prova Brasil.

Diante dessas mudanças, algumas críticas são evidentemente uma quebra de paradigmas, como por exemplo, admitir que essa mudança não ajuda a superar o desafio da fase inicial escolar. De certa forma, se protela em tempo o que se pode fazer em planejamento. Deixar de reprovar, inicialmente parece ser uma ótima ideia, mas quando se pensa que esse sistema apenas adia a reprovação que virá nos anos seguintes, passa para um momento constrangedor.

De toda forma, a Secretaria apenas recomenda, e não torna obrigatório. No entanto, é um processo de amadurecimento que vai aos poucos culminando na discussão com professores, coordenadorias de educação, direção escolar, etc.

Por fim, cabe dizer que, enquanto educador, aposto na mudança de sistema de avaliação e não na tomada de posição a partir de extremos! Não podemos dizer, “reprova” ou “não reprova”, cada professor é um profissional habilitado para, juntamente com critérios claros de avaliação, considerar os avanços e retrocessos no processo de ensino-aprendizagem. Negar essa postura seria oferecer uma condição minimizada aos professores que trabalham nesse ciclo de estudos.

Assim, afirmar a reprovação ou aprovação de um aluno é desmerecer as horas de formação profissional do professor e todo processo de ensino aprendizagem. Ainda bem, que é apenas recomendação!

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Um comentário:

  1. Boa noite,

    Concordo plenamente com vc.
    Como que um aluno que não sabe ler e escrever vai passar para a segunda série, pois tem crianças que tem dificuldade nos anos iniciais,é um absurdo...
    Abraços

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