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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

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ESCOLA: NOSSA CASA!

escolaho1Sempre me senti bem na escola. Desde os tempos mais primários de minha formação, sempre gostei de ir e estar na escola. Muitas das vezes, mesmo enfrentando dificuldades para ter acesso, sempre lutei arduamente para acessar e fazer bom uso daquilo que meus mestres ofereciam em termos de conhecimento, de saberes. No entanto, sabemos que a escola é vista por muitos como um lugar perverso, desestimulante, sem prazer. Para outros, no entanto, a escola é apenas um ponto de encontro de amigos, de paquera, de qualquer outra coisa, menos estudar.

A escola é nossa casa, pois é nela que se concentra boa parte de nossa vida! Nela enfrentamos crises, pautamos momentos felizes, conhecemos novos jeitos de pensar, articular e assumir a cidadania. Na escola, somos guiados por uma pedagogia relevante, preocupada com o nosso desenvolvimento integral.

Mas o cenário não é tão meigo assim. Existe hoje, uma discussão acirrada sobre os distúrbios comportamentais desenvolvidos por alguns alunos: são bons filhos, mas péssimos alunos ou, são bons alunos e péssimos filhos em termos de comportamento. No entanto, enquanto a discussão vai ocorrendo, a sociedade cria conclusões interessantes, por vezes, precipitadas. Uns colocam a culpa na escola, afirmando que a mesma está atrasada, tem uma pedagogia capenga, etc.; outros, dizem que o modelo familiar atual fragmentou-se a ponto de não permitir mais um determinado controle dos pais sobre os filhos.

No entanto, qual casa não teria seus problemas? O mais interessante é que, embora não se saiba ao certo onde está o ponto falho, a discussão continua, e isso é bom! Na prática cotidiana da sala de aula, visualizamos uma determinada rotina estabelecida hierarquicamente. De outra forma, essa rotina é flexível. Não temos hoje, escolas tradicionais a ponto de não ter espaço para a expressão, as vivências, etc., temos sim, famílias que saíram da tradição em rumo à uma libertinagem.

Mas mesmo assim, a escola continua sendo nossa casa! Uma casa que não é do professor, nem do aluno! É de todos que por ela passam. Ela dá continuidade à nossa maneira de ser, viver e sentir. Temos problemas? Temos, mas sem eles não teríamos as mudanças tão necessárias, seja na escola, seja na família.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”. (Rubem Alves)

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