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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

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EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

HOSPIT~1Recentemente acompanhei o caso de um senhor agricultor, morador de um município próximo, que estava requerendo junto ao serviço de saúde pública de seu município uma cirurgia de menisco. Por algum tipo de avaria em seu trabalho, acabou por romper o menisco. No entanto, a partir daquele dia sua vida não foi mais a mesma: muita dor constante, dificuldade para se locomover e o pior, descaso em seu atendimento de saúde por parte do setor público. Não dá para admitir!

Seu atendimento médico começou no início de novembro de 2010 e até então, não havia sido chamado para uma cirurgia que os médicos diziam ser de urgência.

Apesar das demoras, o caso foi me intrigando. Liguei para a secretaria de saúde de tal município pedindo informações sobre o caso. Ao atender o telefone, a pessoa ‘responsável’ começou a me xingar, visto que apenas estava pedindo informações. No entanto, me encaminhou um número de telefone para a Coordenadoria de Saúde à qual, também fui surpreendido com muitas falácias e rusgas. Fiquei chateado com essa situação, uma vez que apenas estava pedindo informação.

No entanto, escrevo aqui pensando na dor daquele senhor, uma pessoa trabalhadora, contribuinte, que paga diariamente seus tributos para ter pelo menos, um atendimento digno de ser humano. Não se pode admitir tal despreparo, incapacidade e acima de tudo, insensibilidade de quem trabalha no setor público.

Algumas pessoas buscam os cargos de confiança apenas para ganhar seu sustento dentro de um tempo. Não posso concluir outra coisa! Concluo apenas que, se fui mal atendido ao pedir informação, a pessoa que estava do outro lado da linha não tem nem formação, muito menos conhecimento de seu papel diante do seu trabalho.

Esse é apenas um caso! Você leitor, deve conhecer muitos e muitos casos pelos quais, inclusive já tenha passado. É um descaso total com a vida das pessoas simples!

Por fim, fui conhecer de perto como funciona esse serviço: vi, segundo fui informado que existe um descaso maior por parte do Estado. Essa coordenadoria atende 25 municípios, apenas com um médico cirurgião para esse tipo de cirurgia. É triste, mas é a realidade!

Observe você, o que faz a falta de educação para nosso povo! Muitas pessoas diante de uma situação como essa se acomodam, embriagam seu espírito de “se é assim, tá bom!”, e fica por isso. Não podemos deixar tal situação se repetir.

Cada uma fazendo sua parte, tendo espírito crítico, investigar as leis, se informar, buscar conhecer, estaremos melhorando não apenas a saúde, mas a economia, educação, cultura, somantizando, construiremos um município melhor para nós.

Quem sabe, essa mania de conhecer as coisas, vá aos poucos contaminando os brasileiros e construindo uma sociedade melhor, onde pelo menos, seremos atendidos/tratados como pessoas com dignidade.

((•)) Ouça este post

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