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sábado, 28 de novembro de 2020

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ONDE MATRICULAR SEU FILHO (A)?


Tempo atrás, essa pergunta não fazia tanto sentido quanto nos dias atuais. Matricular a criança, o adolescente o jovem em uma escola, é muito mais do que pensar a frequência escolar. Tempos idos, a grande maioria dos pais matricularam seus filhos na escola mais próxima de sua casa, ou mesmo, aqueles que tinham melhores condições financeiras, apostavam em uma escola particular. No entanto, essa realidade mudou. mudou porque a formação de pessoas é um dos elementos mais importantes para a vida em sociedade. Essa mudança, reflexo da necessidade das novas configurações sociais, impôs às famílias tomar a decisão certa na hora de matricular seu filho (a). Portanto, fica a pergunta: Onde matricular? 

Para discorrer sobre essa pergunta, podemos recorrer à filosofia de Martin Heidegger (1889-1976). O filósofo diz, utilizando o termo “Dasein” - rapidamente traduzido por “Ser-ai”, que somos seres concretos, envolvidos no mundo, moldados por diferentes situações do mundo, mas que também ao moldar-se pelo mundo, o moldamos. Assim, seguindo o entendimento do filósofo, não somos pré-determinados, prontos ou acabados em nossa condição existencial. Todo o processo humano de educação é  sempre de construção inacabada. 


Portanto, Heidegger nos lembra que, ao sermos projetos no mundo, é sobre ele que devemos lançar a nossa existência e, mesmo que finita, ela precisa ser significativa. Não se trata de existir enquanto ente, mas de refletir sobre o que fazemos com nossa existência e como orientamos o significado da existência das crianças, adolescentes e jovens sobre os quais somos responsáveis. Nesse sentido, em se tratando da educação como virtude, a melhor orientação é a ética, pois responde à pergunta “Como devo agir?” 


Considerando as palavras de Heidegger e as diferentes propostas educativas escolares, onde pode-se citar educação corporativa, educação competitiva e educação cooperativa, entre outras, cabe aos pais/ responsáveis avaliarem sobre os critérios éticos da formação integral, em qual dessas propostas deseja buscar a formação dos seus filhos. 


Claramente, visualiza-se outras variáveis que estão presentes no processo de matrícula escolar. Existe a tradição, os benefícios econômicos, logística, amigos, professores, religião, etc. Assim, considerando a dinâmica escolar e os desafios do contexto humano, científico e social, é preciso conhecer o projeto político-pedagógico da escola. É ele que materializa as diretrizes educativas que estão alinhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como a toda estrutura legal que orienta a educação escolar no Brasil.   


Por fim, cabe ainda refletir sobre os valores fundamentais do processo educativo. Independente do sistema e da convergência do mesmo. Matricular é um ato de responsabilidade que implica maturidade moral. Não se pode tratar a educação de uma pessoa como um processo de tentativa de acerto e erro. E essa maturidade moral só pode ser alcançada através do conhecimento das propostas educativas em um constante diálogo com a escola. 


Por fim, escolha matricular a partir de um sentimento de pertencimento à uma causa nobre: seus filhos! Eles são a sua melhor herança. É através deles, que você irá se eternizar. Eles são a sua melhor aposta! É neles que, mesmo um dia, deixando de existir, você irá continuar sua trajetória! Portanto, é preciso fazer o melhor por eles, não apenas o possível! Matricule seu filho na melhor proposta educativa! É chegado o momento de amarmos nossos filhos a ponto de nos comprometermos com eles! Amém. 

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