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sábado, 14 de novembro de 2020

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12 DE NOVEMBRO: DIA DO DIRETOR ESCOLAR – DA DIREÇÃO À GESTÃO ESCOLAR!


No dia 12 de novembro comemoramos o dia do diretor escolar. A reflexão de hoje, vai em direção aí esse papel fundamental para as escolas e para a sociedade.  

“Diretor” - Essa palavra, com certeza, fez parte do consciente imaginário do medo de muitas crianças, adolescentes e jovens no passado. A escola tradicional mantinha em seu interior relações hierárquicas muito fortes. Relações de autoritarismo perfaziam a gestão escolar, mas em específico, o papel e a figura do diretor. Com o passar do tempo e as mudanças da sociedade, essas relações foram sendo alteradas, ou melhor, ressignificadas. 


Da autoridade do poder, para a autoridade do saber - essa foi a grande mudança! constituir-se diretor de escola nos tempos atuais, é ser conhecedor do processo de gestão escolar. E, saber que se é gestor escolar, deve também ser conhecedor e coerente com a gestão educacional. Nesse sentido, ser gestor escolar é criar elos de diálogo entre a comunidade, os pais, estudantes, professores, com a gestão educacional. A gestão educacional é o campo do planejamento, das diretrizes, das normas, leis e projetos que vão de encontro à um projeto educacional democrático é cidadão. 


Para tanto, apresento três situações de liderança, as quais acredito serem fundamentais no papel do gestor escolar: personalidade, motivação e habilidades. 


Quanto a personalidade, destacam-se como valores do gestor escolar a autoconfiança, a tolerância, a maturidade emocional, a coerência entre valores e ações, a desinibição, a comunicação e a articulação com os diferentes segmentos da sociedade. Observando esses traços de personalidade, o destaque está para o conhecimento de si e o autocontrole, pois favorecem a boa gestão e a cultura organizacional que orienta o processo decisório compartilhado, bem como a sadia gestão de pessoas da instituição. observamos que em algumas instituições, encontramos gestores muito eficientes na organização burocrática nas atividades e que, no entanto, não são tão eficientes no trato com as pessoas. 


Quanto à motivação, é importante observar que a ação do gestor será orientada por suas crenças com foco no desempenho. A motivação para o trabalho se dá no sentido de suas concepções sobre gestão. Uma vez que a liderança é orientada por uma concepção tradicional de educação, essa mesma concepção servirá para motivar o gestor. Um gestor motivado, sábio em sua concepção educativa, motiva outros a seguirem suas concepções. Há gestores que além de não serem orientados por nenhum tipo de concepção educativa, ainda desmotivam professores que as têm. Dessa forma, o núcleo comum da escola que é a cultura organizacional e o currículo, ficam fragmentados, impedindo a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento da escola. 


Em terceiro lugar, as habilidades do gestor. Habilidades são estratégias interpessoais de relacionamento e, cognitivas de aprendizagem. É possível desenvolver as habilidades sem com isso deixar de lado as outras dimensões. Estratégias interpessoais de relacionamento se referem, a saber, compartilhar a gestão sem deixar de ser gestor. 


Para tanto, sempre é bom lembrar que um bom líder é aquele que promove novos líderes, englobando os aspectos pedagógicos, os princípios e valores da escola.  


Por último, cabe dizer que a postura do gestor de uma escola em tempos de mudança, é incentivar a criatividade, o empreendedorismo, a tomada de decisão e, na medida do possível, um espírito reativo e uma postura pró ativa do grupo de professores. Concluo afirmando que, emponderar as pessoas, também é empoderar-se!  


Concluo afirmando que, emponderar as pessoas, também é empoderar-se!  

 

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