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sábado, 9 de julho de 2011

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COLAR NA PORTA DA VERGONHA!

escolaNo início de junho os deputados federais Edmar Arruda (PSC -PR), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Fernando Torres (DEM-BA) apresentaram três projetos de lei que obrigam escolas públicas a expor na entrada do estabelecimento uma placa com seu IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), calculado a cada dois anos pelo MEC. Essas proposições tem gerado debate entre educadores, políticos, intelectuais, etc. O argumento de colar na porta das escolas, por parte do proponentes do projeto, é de que essas informações estando ali, viabilizem o acesso e o debate dos índices de tal escola.

Existem alguns argumentos que nos fazem pensar sobre essa proposição:

a) Entre os motivos (e porque não dizer o principal) que leva os pais a escolherem a escola para seu filho é a sua acessibilidade; em outras palavras, a escola da sua vizinhança. Então, mesmo sabendo dos resultados do IDEB, dificilmente um pai mudaria o seu filho de escola.

b) Outro argumento é que existe uma correlação muito forte entre capital cultural e aprendizagem. No entanto, não existe um padrão para classificar algumas escolas diante de outras sem considerar o perfil do aluno.

c) Devido à segregação de renda que ainda existe (de forma cruel), onde alunos pobres estudam com alunos pobres e alunos de classe média com seus pares, não se pode buscar aproximação de padrões educacionais, quando e, cada vez mais, acentuam-se as diferenças sociais. Desse fator, poderá o IDEB cometer injustiças, uma vez que, não se pode comparar determinada escola (se considerada a localização), com outra mais vulnerável social.]

d) Outro fator que está em voga é a pressão por parte dos usuários. As escolas que tem as piores IDEBs, não tem um sistema competente de análise e aperfeiçoamento da condição de educar. O pior, é que esse sistema, uma vez caracterizado pela qualidade a ser almejada, venha a forjar um processo de exclusão daqueles que desqualificam o padrão das médias.

Assim, não há motivo para evidenciar tamanha desarmonia do sistema educacional para pessoas que, muitas vezes, nem estão interessadas na qualidade de educação, sejam professores, sejam pais.

Mas, depois da crítica, sugiro:

- Por que não colocar placas com os altos índices de corrupção estampados, nas portas dos estabelecimentos públicos? Por que não evidenciar os gastos exorbitantes das diárias para todo o povo? Por que não mostrar os altíssimos índices de violência social que demonstram a fragilidade e a falência do Estado?

E por último: Por que não se fazem pesquisas para medir a qualificação profissional de nossos políticos? Ou, isso não interessa mais? Quem sabe…

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Com Licença esse é meu professor, vc é di +++.

    Concordo com as sugestões,...

    Gostei novo banner, como tá férias?

    Abraços boa semana!!

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  2. Olá Suzana!
    Saudades...
    É, também acho que o novo banner ficou melhor.
    Afinal, um blog sobre educação, como nome de "Filosofando" - ficava um pouco destoado. mas agora, de cara nova.
    As férias estão boas. E as suas?
    Abraços,
    Bom semestre e muito sucesso!

    Prof. Rudi

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