Você já considerou a dimensão místico-espiritual e sua importância na realização do seu projeto de vida? Quem sabe, essa é uma das dimensões mais essenciais na realização do seu projeto de vida e, no entanto, muitas vezes, uma das mais esquecidas. Normalmente, ao pensar o projeto de vida, as questões econômicas, profissionais, afetivas e sociais, ocupam um lugar de destaque. Não menos importante, é a dimensão espiritual.
A dimensão espiritual se difere na condição racional, pois enquanto a racionalidade busca as diferentes explicações para os diferentes propósitos presentes em seu projeto de vida, a espiritualidade desenvolve o sentido do propósito do mesmo. A vida humana, a partir da espiritualidade, é uma constante busca de sentidos, e essa busca é o vínculo que caracteriza a relação do ser humano com o transcendente.
No sentido existencial e espiritual do ser humano, e ao colocar esse sentido no projeto de vida, percebe-se que a condição humana está localizada em um horizonte mais amplo do que o bem-estar imediato e material que passamos boa parte de nossas vidas. Assim, a dimensão espiritual, ao ajudar o ser humano a encontrar o sentido do seu propósito, também o ajuda a estabelecer um diálogo com as outras dimensões existenciais.
Aprofundar a espiritualidade, está em ampliar a relação humana-divina como experiência vivencial. A espiritualidade é tão presente no projeto de vida, que chega a ser fenômeno que norteia o amadurecimento intelectual, afetivo esocial da pessoa humana. É através da espiritualidade que o projeto de vida amplia suas metas em direção a uma experiência colaborativa, cooperativa e coletiva das vivências humanas.
Alimentar a espiritualidade e a dimensão mística, criando ambiências de comunidade, de grupo, caridade, devoção, crença, entre outros, favorece o aprofundamento das dimensões humanas e sua realização. Através da espiritualidade, o ser humano se realiza enquanto humano. É na condição espiritual, coerente com a dimensão material, que ocorre o amadurecimento individual, sua vocação, e felicidade.
Por último, a dimensão espiritual convoca ao engajamento comunitário. É da espiritualidade viva, concreta, que os movimentos comunitários ganham sentido, junto com ele, as pessoas que dele participam. É nesse lugar, que se amplifica as relações sociais profícuas em direção ao crescimento humano de cada um de nós.
((•)) Ouça este post